» Hobby » Cultura e Sociedade » Folclore brasileiro: saiba mais

Folclore brasileiro: saiba mais

Galeria
Folclore brasileiro: saiba mais

O folclore brasileiro é sinônimo da cultura popular do Brasil.

Conhecido por sua regionalidade, o folclore representa a identidade social de uma região ou comunidade. Geralmente o folclore é identificado pelas lendas e mitos. Mais do que uma cultura o folclore define a personalidade de cada povo, em cada região do Brasil. Por isso é tão importante preservar e fornecer a devida importância para essa cultura. Confira abaixo algumas informações e histórias relacionado ao folclore brasileiro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Folclore significa sabedoria popular e vem da expressão da palavra em inglês "folk - lore" que em tradução livre quer dizer "saber do povo". Essa manifestação é a forma de pensar e agir de um povo e sua regionalidade.

    Essas tradições populares, geralmente são transmitidas oralmente de pessoa pra pessoa. Essa técnica é simples, porém é dessa forma que o folclore se mantém intacto após anos. Os mitos, lendas e festas são a essência de uma região. Conheça os principais personagens do folclore brasileiro abaixo.

  2. 2

    Nome: Boiúna, cobra-grande, mboi, cobra maria.

    Este personagem é sem dúvidas um dos mais famosos dos mitos amazônicos. Boiúna é uma cobra escura e enorme que mora nos rios da região amazônica. E dizem que quando ela aparece é sempre para fazer o mal.

    Ela mata com muita facilidade da mesma forma que consegue comer pessoas. Há histórias, que contam que durante a noite seus grandes olhos aparecem para fora da água, como duas tochas que desorienta os navegantes que estão no rio. Quem vê a Boiúna fica cego e quem escuta o que ela diz fica surdo e aquele que decide segui-la fica louco.

    Além disso esse personagem pode surgir de outras formas como uma nuvem ou até mesmo um navio, porém sempre fazendo o mal.


  3. 3

    Nome: Lobisomem, homem-lobo.

    Não se sabe se essa lenda surgiu através de uma história de maldição familiar ou de uma herança genética. No entanto a lenda diz que em certas famílias quando uma mulher tem sete filhas e depois gera um filho homem ele será um lobisomem.

    A lenda diz que a criança cresce como um garoto normal até os 13 anos, depois dessa idade a meia noite de quinta-feira para sexta-feira tudo começa a mudar, o garoto segue até uma encruzilhada e lá se transforma nessa fera animal.

    Porém antes que amanheça o lobisomem deve visitar sete cemitérios em sete vilas por sete encruzilhadas, no entanto antes do sol aparecer ele vira gente de novo. A sua sina será essa para sempre, pelo resto de sua vida.

    Quando o lobisomem se transforma ele faz coisas muito ruins, ataca pessoas, animais e tudo que tiver pela frente. Uma forma de se livrar dessa criatura é atirar nele com uma bala coberta com cera de vela de igreja, outra forma é acertar o bicho com uma faca de prata direto no coração.

Comentários
blog comments powered by Disqus