» Hobby » Mais » Forminha de silicone: conheça modelos

Forminha de silicone: conheça modelos

Galeria
Forminha de silicone: conheça modelos

Já se foi o tempo em que formas de silicone eram um produto de difícil acesso, vendidos apenas em canais de televisão. Hoje, felizmente, há uma oferta enorme de vários tipos cores e finalidades. Versáteis e práticas, as forminhas de silicone podem ser usadas para bolos, muffins, cupcakes bombons, chocolates, biscuit e pasta americana. Há também quem use para fazer sabonetes artesanais.

Diversos tamanhos e formas podem ser encontrados e tanto os profissionais do ramo alimentício, como amadores que adoram fazer quitutes na cozinha em suas cozinhas, se renderam à praticidade das forminhas de silicone. São excelentes para serem usadas em microondas, forno elétrico e forno a gás. Também podem ser usadas para sobremesas geladas.

Por terem uma consistência mole, é preciso ter um pouco de cuidado para evitar acidentes. Uma boa dica para dar firmeza durante o manuseio é usar uma assadeira comum embaixo da fôrma quando for usá-la em forno elétrico ou forno a gás. Se for ao microondas, usar um prato adequado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Untar Formas: Na maioria das receitas as formas de silicone são ótimas opções por serem anti-aderentes. Mas se for assar bolos, como há uma variedade muito grande de receitas, talvez seja melhor se garantir, untando e polvilhando com farinha ou chocolate em pó, se sua massa for de chocolate.

  2. 2

    Untar Forminhas cupcake: No geral, não há necessidade de untar as forminhas na hora de assar cupcakes, mas caso prefira se garantir, pode ser feito sem problemas. Para isso um spray culinário facilita bastante, já que o tamanho das forminhas pode ser um fator que a faça perder um pouco de tempo para untar uma a uma. Na hora de desenformas, seja delicada para não esmigalhar ou quebrar os cupcake. Também tome cuidado com o manuseio também depois que sua receita estiver pronta: não se esqueça que são forminha moles.

  3. 3

    Limpeza e cuidados: Para limpar suas formas de silicone, retire os resíduos com um pano ou papel toalha. Depois deixe de molho em água morna com sabão ou detergente. Então, enxague com água abundante e deixe secar naturalmente. Quando for guardá-las, certifique-se de que elas não estão amassadas ou encostando em algo pontiagudo, pois isso pode danificá-las.

Dicas e AVISOS
  • Para desenformar um bolo, puxe um pouco com se estivesse descascando as bordas. Depois vire no recipiente onde pretende deixar colocá-lo e continue puxando as bordas aos poucos da forma até que ela desgrude e vire no avesso. Às vezes o bolo desgruda antes.
Comentários
blog comments powered by Disqus