» Família » Educação dos Filhos » Fórmula da densidade

Fórmula da densidade

Galeria
Fórmula da densidade

A densidade é um conceito que a gente aprende nas aulas de química, quando anda na escola. A fórmula da densidade é muito usada para várias coisas. Em seguida, será explicada a fórmula e o que é a densidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A densidade também pode ser chamada de massa volúmica, havendo mesmo que chame de massa volumétrica. O termo densidade expressa a relação entre a massa e o volume de um determinado corpo, seja ele sólido, gasoso ou líquido. Desta forma se pode dizer de maneira mais clara, que o valor da densidade nos indica o grau de concentração de massa no volume do corpo que se está a estudar.

  2. 2

    A densidade tem como unidade do sistema internacional é o kg por metro cúbico, que se indica da seguinte forma: kg/m³. Mesmo assim se usa muito a grama por centímetro cúbico (g/cm³) e o grama por mililitro (g/ml). O símbolo usado para indicar a densidade é o ró (ρ) ou mesmo um d minúsculo.

  3. 3

    Desta forma, a expressão da densidade é:

    d = m/v, ou seja, a massa a dividir pelo volume.
    Um exemplo possível é: Qual a densidade de 150 gramas de algodão que ocupam 1500 cm³ de volume? Usando a fórmula se tem que:

    d = m/v <=> d = 150/1500 <=> d = 0,1 g/cm³

  4. 4

    Observando a expressão anterior, pode-se ver que a densidade é proporcional ao volume. Isso quer dizer, que quanto maior for o volume do corpo que a gente está a escolher, menor será a densidade e claro quanto menor for o volume maior é a densidade, não variando claro está a massa do corpo.

  5. 5

    Um exemplo que se pode usar para perceber isto é por exemplo o seguinte. Um kg de algodão pesa o mesmo que 1 kg de madeira, isto é, a massa é a mesma já que é 1 kg. Mas a verdade, é que a densidade destes dois corpos é diferente, porque 1 kg de algodão tem uma concentração muito maior que 1 kg de madeira. Se pode concluir, que a densidade do algodão é bem mais pequena que o da madeira, porque 1 kg de algodão terá muito mais volume do que 1 kg de madeira.

  6. 6

    Outro conceito que se pode ter é o de densidade relativa ou então massa volúmica relativa. A densidade relativa nos dá a relação existente entre a densidade do corpo que se está a estudar e a massa volúmica de uma substância que se considere de referência. Quando se diz por exemplo que um determinado corpo tem uma densidade relativa de 3, quer-se dizer que esse corpo tem uma densidade 3 vezes maior que a água.

Comentários
blog comments powered by Disqus