» Hobby » Francês Básico: como aprender

Francês Básico: como aprender

Galeria
Bandeira francesa

Confira dicas de como aprender francês! O francês é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 200 milhões de habitantes espalhados por todos os continentes. Seja para fazer negócios, conhecer pessoas ou preparar uma viagem a França ou um país de língua francesa, existem mil oportunidades para querer aprender essa língua. O francês é uma língua românica, com a mesma origem latina do português, e que por isso se torna mais fácil de aprender do que se pensa.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Para aprender sem professor, seu primeiro instrumento é a força de vontade. Você consegue com facilidade várias ferramentas para praticar sozinho, mas a primeira de todas é querer aprender, não desistir nas dificuldades, e praticar de forma regular. Dedique uma parte de seu dia, todos os dias, praticando um pouco, mesmo que seja só durante 15 minutos. Não deixe de dedicar o máximo de tempo possível, mas acima de tudo não fique uma semana sem praticar, pois aí vai esquecer facilmente tudo o que aprendeu!

  2. 2

    Para aprender francês sozinho, comece pela internet. Existem vídeos, tutoriais, cursos online gratuitos que lhe ensinam o básico da língua antes de decidir se quer pagar para um ensino mais avançado. Utilize o Google Translator sempre que tiver dúvidas sobre uma palavra mais avançada ou menos frequente. Participe em fóruns online e fale com outros estudantes autodidatas. Leia livros, revistas ou jornais de língua francesa. Não consegue ler o jornal completo? Selecione só um pequeno artigo e tente compreendê-lo bem, deixando o resto para outro dia - relembre as dicas do passo anterior.

  3. 3

    Lembre-se que ler é a primeira parte e também a mais fácil da comunicação numa língua. Mas comece logo ouvindo a língua também - vendo vídeos na internet, ouvindo rádios online francesas ou assistindo canais franceses de TV. Seu cérebro vai se treinar a observar os detalhes da língua mais rápido. Depois, tome a iniciativa de emitir sua mensagem: vai precisar de escrever e falar. Falar é o mais difícil, pois você vai pensar em português, na sua cabeça, o que dizer e depois traduzir para o francês. Pratique falando, mesmo sozinho!

  4. 4

    Dedique especial atenção aos sons e à pronúncia, e para isso tem de ouvir bastante a língua, além de ler. Alguns dos sons não correspondem às letras em português, como “chateau”, que se lê “chatô”, ou mesmo “Peugeot”, onde você já sabe que aquele “t” no fim não é pronunciado. Se seu aprendizado tiver a pronúncia correta, metade de seu trabalho estará feito.

  5. 5

    Finalmente, não tenha medo de viajar sem dominar a língua. É praticando no terreno, onde todos falam francês e você tem de fazer um esforço para entender e ser entendido, que se aprende da melhor forma - mesmo que mais dura. Se está preparando uma viagem até Paris e à Torre Eiffel, faça “un bon voyage”!

Comentários
blog comments powered by Disqus