» Alimentos » Receitas » Frango caipira

Frango caipira

Galeria
Frango caipira

O frango caipira é um dos pratos mais apreciados pelos goianos e pelos mineiros. Mas a verdade é que esse delicioso preparado conquistou todo o país.

Quer saber como preparar um original frango caipira? Siga então a receita sem pular nenhum passo!

Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 cebolas grandes
  • Pimenta preta moída
  • Salsa
  • 5 dentes de alho
  • Coentro
  • cebolinha
  • Óleo
  • Frango caipira
  • Açafrão
  1. 1

    Ferva água em uma panela. Enquanto a água ferve, limpe o frango com as mãos em água corrente de todas as sujeiras e sangue.

    Em seguida escalde todo o frango com a água que ferveu.

    Pique as cebolas em cubinhos e deixe-as alourar juntamente com o alho amassado. A cebola tem que ficar muito dourada e bem frita.



  2. 2

    Acrescente meia colherzinha de chá de açafrão para o frango não ficar com o gosto forte e com aspecto muito amarelado. Há pessoas que não gostam de açafrão e podem optar por caramelizar o açúcar ou podem apenas utilizar-se da cebola que está bastante dourada. Outro modo de fazer dourar o frango é fritá-lo numa quantidade maior de óleo até ele ficar dourado, depois escorrê-lo e refogá-lo normalmente na cebola e no alho.

  3. 3

    Coloque o frango pedaço por pedaço bem escorrido de água. Mexa e acrescente sal a gosto. Vá experimentando cada vez que pingar água. Pingar água é muito importante pois será essa água que irá dar o famoso aspecto dourado do frango caipira. Nunca mexa o frango com a colher sem antes pingar água pois o frango ficará todo desmanchado.

    Quando o frango estiver sem água mexa a panela sacudindo-a de um lado para o outro para mexer todo o frango devidamente.



  4. 4

    Quando o frango já estiver bastante dourado acrescente meio litro de água e deixe o frango terminar de cozinhar. Retifique o sal e acresente a pimenta preta e a salsinha e o coentro picados (quantidade que desejar).

    Tampe a panela deixando uma pequena abertura para sair o vapor.

    A água do frango irá evaporar-se e engrossar transformando-se num delicioso e aveludado caldo.

    Assim que o frango estiver pronto desligue-o!

  5. 5

    Há pessoas que preferem confecionar o frango caipira na panela de pressão, mas esta é a forma mais saborosa de fazê-lo e de concentrar todo o seu gosto.

    O frango caipira pode ser servido com diversos acompanhamentos como arroz branco, arroz com pequi, feijão carioca, quiabo, milho verde, macarronada ou com uma boa salada de alface e tomates.

    Do que está a espera para sentir o sabor caipira? Delicie-se!

Comentários
blog comments powered by Disqus