» Alimentos » Receitas » Frango xadrez tradicional

Frango xadrez tradicional

Galeria
Frango xadrez tradicional

A comida chinesa é hoje uma das mais populares do mundo. Aqui no Brasil, devido à colonização chinesa, sua culinária se espalhou pelo país. Um prato muito conhecido nessa cultura e na nossa também, é o frango xadrez - nome esse que os brasileiros deram ao prato pelos seus ingredientes. O nome real do prato traduzido é frango kung pao ou “Gong Bao”, originário da província de Sichuan que se encontra na parte ocidental da China. Para fazer um frango xadrez tradicional, você precisará contar inclusive com a ajuda da panela Wok, que é indispensável na culinária asiática, e seguir o passo a passo de como fazer.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1,2 kg Peito de Frango, 1 Pimentão Verde, 1 Pimentão Vermelho, 1 Pimentão Amarelo, 3 Cebolas grandes, 2 colheres de sopa Ketchup 1 xícara Shoyo 2 colheres de sopa gengibre, ralado 1 xícara amendoim torrado, sem casca 300 gramas champinhon 1 colher de sopa maisena, diluida em água 1 colher de sopa óleo quanto basta sal
  1. 1

    Os ingredientes variam conforme a região, mas os principais são o frango, o molho shoyo ou molho de soja e pimentões de cores variadas. Comece cortando em cubos o pimentão verde, o amarelo, o vermelho e as cebolas que podem ser cortadas em tiras largas, reserve. Retire a pele do frango e após lavá-lo em água corrente corte em cubos. Em uma panela Wok ou a normal que temos em casa, coloque o óleo e deixe esquentar um pouco. Em seguida acrescente o frango em cubos e deixe dourando na panela. O óleo pode ser substituído pela manteiga, se preferir.

  2. 2

    Quando o frango estiver branco por fora, já pode acrescentar a cebolas por cima. Tampe a panela e deixe a cebola amolecer antes de adicionar os demais ingredientes. Quando a cebola atingir o ponto, acrescente o shoyo ou molho de soja, o gengibre e ketchup. Nessa hora você já pode acrescentar o sal e esperar até o frango cozinhar por inteiro, tanto interna quando externamente para a carne ficar macia. A partir do momento em que o frango estiver totalmente cozido, acrescente os pimentões cortados em cubos. O pimentão deve ser um dos últimos ingredientes devido a seu fácil e rápido cozimento. Se você colocar antes do frango cozinhar, ele amolece demais e o prato não fica completo.

  3. 3

    Deixe os pimentões cozinhando externamente e adicione o champignon cortado em fatias finas. Para fazer o molho cremoso como o dos restaurantes, acrescente a maisena diluída em água. Não coloque a maisena diretamente na panela, pois ela pode empelotar e acabar comprometendo toda a receita. Se preferir, a maisena poderá ser misturada ao shoyo e mais um terço da quantidade em água. Mas sempre coloque o molho por último para que ele não seque. Coloque os amendoins sem casca e mexa até misturar bem. Sirva imediatamente para não secar, acompanhado de arroz branco ou arroz chinês.

Comentários
blog comments powered by Disqus