» Saúde » Viver Saudável » Frutas ácidas: saiba mais

Frutas ácidas: saiba mais

Galeria
Frutas ácidas: saiba mais

Frutas ácidas, ou frutas cítricas, é como são definidas os frutos do gênero citrus. Essas frutas são ricas em vitamina C (ácido cítrico), que é muito importante para a saúde humana.
As frutas cítricas são abundantes em países de clima tropical como, por exemplo, o Brasil. Dentre as frutas cítricas presentes na natureza e que podem ser facilmente encontradas estão a laranja, o abacaxi, a acerola, o limão, o caju e a mexerica.
O consumo destas frutas está associado à melhora do sistema imunológico, melhora da viscosidade sanguínea e redução do risco de derrames. Conheça um pouco mais sobre as frutas ácidas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Além da vitamina C, as frutas ácidas possuem vitamina A, que traz benefícios tanto para o sistema imunológico, quanto para o sistema visual do indivíduo. Há também a presença de ácido fólico nesses alimentos, o que ajuda a reduzir o risco de acidentes cardiovasculares.

    A ingestão das frutas ácidas pode reduzir em até 19% o risco de derrames em mulheres.
    Apesar da vitamina C estar presente em grande quantidade nas frutas ácidas, ela também pode ser encontrada na forma de drágeas ou comprimidos efervescentes, que são vendidos em farmácias.

  2. 2

    Por serem ricas em fibras solúveis, as frutas ácidas auxiliam no processo de emagrecimento. O seu consumo ajuda na redução da absorção de gordura pelo corpo e melhora o aspecto da pele, pois amplia sua oxigenação.
    O bagaço das frutas ácidas também deve ser ingerido, pois apresenta uma grande quantidade de fibras que atuam na regulação do intestino. Além disso, a ingestão do bagaço prolonga a sensação de saciedade, levando o indivíduo a comer menos.

  3. 3

    Cada indivíduo deve consumir frutas ácidas pelo menos três vezes por dia, em pequenas doses, seja naturalmente (consumindo a fruta), através de sucos ou juntamente com outros alimentos. A falta prolongada da vitamina C (presente nestas frutas) no organismo pode provocar o desenvolvimento do escorbuto, que causa problemas bucais e ósseos.
    É recomendável evitar, ou reduzir, o consumo das frutas cítricas caso sejam apresentados problemas gástricos ou hipersensibilidade nos dentes decorrentes da ingestão destes alimentos.

Dicas e AVISOS
  • Além de trazer benefícios à saúde, as frutas cítricas são usadas para produzir o álcool perílico, substância que tem sido usada no combate de diversas formas de câncer.
  • O consumo das frutas ácidas também está relacionado à redução do estresse.
  • Caso a pele entre em contato com a fruta cítrica evite a sua exposição ao sol porque pode provocar queimaduras conhecidas como fitofotodermatose.
Comentários
blog comments powered by Disqus