» Casa » Fundamentação teórica tcc: saiba fazer

Fundamentação teórica tcc: saiba fazer

Galeria
Fundamentação teórica tcc: saiba fazer

Um Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC é o ponto máximo de demonstração de conhecimentos em um curso universitário de graduação, é a última e mais importante avaliação do aluno, aquela que demonstrará, sem sombra de dúvida, o quanto este aluno adquiriu de aptidão para exercer a profissão para a qual está sendo graduado. E a execução desse trabalho precisa ser algo feito com todo o valor que um trabalho dessa importância deve ter, pois é definitivo para o início de uma vida estudantil ou profissional. Particularmente, a fundamentação teórica do trabalho deve estar corretamente feita e bem embasada.

Instruções
  1. 1

    A fundamentação teórica de um TCC é a parte do trabalho escrito onde se situam as informações colhidas da literatura acerca dos trabalhos que dão referências ao trabalho desenvolvido para a escrita do TCC, pois os dados empíricos não falam por si só é necessário estabelecer uma relação clara da pesquisa de campo com as bases teóricas que a sustentam. E isso é feito localizando-a dentro de um espaço próprio que ela ocupa dentro de sua área e suas características mais específicas que acabarão por delimitar essas referências a serem citadas.

    Para se desenvolver uma fundamentação teórica para um TCC deve-se ter em conta que ela precisa estar associada à uma escola de fundamentos que a direcione e na qual ela se baseia para formular suas propostas, desenvolver suas metodologias e sugerir suas conclusões; para tal apoia-se em conceitos teóricos oriundos de toda uma linha fundamentada e aceita por uma comunidade na qual está inserida devido à maior aceitação do grupo científico e cultural.
    Porém, a fundamentação teórica não se trata de um resumo das leituras das publicações consultadas, estas devem ser, como fica claramente colocado no nome dessa divisão do trabalho de conclusão de curso, obras que fundamentem o trabalho realizado, que o justifiquem e sustentem de alguma maneira no espaço literário onde ele mesmo fará parte a partir de então.

  2. 2

    Deve-se então observar alguns itens importantes para a elaboração da fundamentação teórica de um TCC:
    -Lembre-se que um trabalho cultural ou de pesquisa sempre tem um objetivo útil e como tal traz informações novas que podem:
    Contradizer ideias ou propostas anteriores de outros autores: Tenha, neste caso, um embasamento teórico forte, tanto para conhecer profundamente as ideias a que está se opondo, como para ter outros autores que tenham trabalhos que possam apoiar seu trabalho teoricamente.
    Enfatizar a ideia de outros autores: Também é necessário muito conhecimento dos trabalhos aos quais está dando apoio para não errar em seus julgamentos sobre os trabalhos alheios.
    Adicionar informação ao trabalho de outros autores: Da mesma maneira, tenha segurança de seu conhecimento inequívoco, para demonstrar onde seu trabalho complementa o do outro grupo.

  3. 3

    -Informe-se sobre os principais autores que publicam sobre o assunto que está sendo usado como tema e os utilize como referencia sobre o tipo de abordagem que este assunto tem recebido por parte da comunidade científica. Verifique se esta abordagem é a mesma de seu referencial teórico.
    -Identifique-se com uma forma de pensamento ou conceituação científica que orientará o seu trabalho caso coexistam conceitos divergentes e baseie o referencial bibliográfico que utilizar neste formato.
    -Apresente com segurança a proposta de estudo que será levantada na pesquisa, pois podem existir diferentes pontos de vista para uma mesma questão e a sua deve estar bem embasada logo no início do projeto, através da leitura da sua Fundamentação Teórica.

Comentários
blog comments powered by Disqus