» Hobby » Esportes » Futebol americano

Futebol americano

Galeria
Futebol americano

O futebol americano, bastante popular nos Estados Unidos da América onde é conhecido apenas por football, é um desporto coletivo e de contato, que recompensa a velocidade, a força, e a tática, com o objetivo de levar uma bola através do campo do adversário. O futebol americano é uma variação do rugby.

Como tem demasiadas regras e como é um esporte com muito contato físico, a maioria das pessoas que não conhece o futebol americano tende a generalizar e a interpretá-lo como uma atividade bastante violenta. No entanto, o futebol americano é sobretudo tático, onde uma linha da frente mais forte tenta conter ou furar a linha adversária e uma linha de trás procura proteger ou fazer avançar a bola através do campo da outra equipe.

Aprenda aqui um pouco mais sobre o futebol americano e as suas regras.

Instruções
  1. 1

    Diz a história que o futebol americano nasceu em 1867, num jogo entre a Harvard e a Yale, de Mackenzie. Numa altura em que as regras ainda não eram propriamente universais, os primeiros seguiam mais as regras do rugby enquanto que os segundos seguiam o jogo de Boston. Ao longo dos tempos, ambas as equipes foram fazendo concessões e criando regras comuns para os seus jogos, nascendo assim essa variação do rugby que hoje em dia conhecemos como futebol americano, um dos esportes mais populares nos Estados Unidos da América, juntamente com o basebol, o basquetebol e o hóquei no gelo.

  2. 2

    Uma partida de futebol americano tem longa duração, uma vez que é composta por uma série de jogadas, preparadas sem bola. Nessa preparação, os treinadores podem fazer as substituições que quiserem, colocando em campo os jogadores que acha mais adequados para essa jogada, assim como na forma como os dispõe em campo. Cada equipe tem 11 jogadores, estando assim 22 em campo.

    Um campo de futebol americano tem 109,73 metros de comprimento e 48,76 metros de largura, delimitado por linhas laterais em todo o seu comprimento e por linhas finais em toda a sua largura. Paralela à última linha final, está a linha do gol. Atrás dessas linhas é a zona de finalização.

    Ao longo dessas linhas de finalização estão ainda um conjunto de traves, em forma de H, com uma distância entre os postes de 5,64 metros e uma altura de 3,05 metros.

  3. 3

    O objetivo do jogo é somar mais pontos e ganha quem tiver mais pontos acumulados no final dos 60 minutos, a duração total de uma partida (dividida em quatro tempos de 15 minutos cada). Existem várias formas de pontuar. A que vale mais pontos é o touchdown: o jogador tem que entrar na área de finalização do adversário com a bola nas mãos. Se o conseguir, ganhará 6 pontos e o direito a um pontapé livre. Se o concretizar acumulará mais 1 ponto. No pontapé livre tem que chutar a bola por entre os postes adversário. Se ao invés do pontapé, a equipa tentar correr e invadir a zona de finalização novamente, acumula 2 pontos.

    Além disso, pode-se ainda pontuar se um jogador com a bola for derrubado na sua própria zona entre a linha final e a de gol. Essa situação vale 2 pontos.

Comentários
blog comments powered by Disqus