» Dinheiro » Negócios » Gestão da informação

Gestão da informação

Galeria
Gestão da informação

A informação nos dias atuais é uma importante ferramenta de trabalho, pois percorre todo o mundo e umas das profissões específicas para se trabalhar com ela é a chamada Gestão da Informação. O profissional responsável por desenvolver esta profissão é o chamado gestor da informação, que é aquele que irá trabalhar com a informação em todas as suas nuances, tanto em seu processamento, distribuição e armazenamento. Com isso, se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa carreira preste atenção para as informações que seguem.

Instruções
  1. 1

    A gestão da informação é com certeza uma das profissões do futuro, sendo que o seu exercício se dá através do gestor da informação que é o responsável por disseminar todo o tipo de informação em todos os locais que possam recebê-la. No setor empresarial tal profissional é suficientemente capacitado para trabalhar com todos os fluxos de informação, desenvolvendo projetos bastante estratégicos, auxiliando através de pesquisas os negócios comerciais, além de realizar inovações tecnológicas.

  2. 2

    A finalidade precípua da gestão de informação é utilizar os projetos criados por esta profissão, para empregar as estratégicas do negócio e assim, realizar o desenvolvimento e o crescimento de um determinado setor. A gestão da informação trabalha lado a lado com as metas e objetivos da empresa, para não se desvencilhar do caminho traçado por este estabelecimento empresarial. É importante que cada empresa verifique as suas reais necessidades para empregar as estratégicas da informação que necessitam serem empregadas.

  3. 3

    Com a crescente demanda das telecomunicações, dos computadores em geral se fez necessário existir uma profissão específica para gerenciar toda essa informação que circunda pelo mundo. Essencial para um bom desempenho no mercado de trabalho é que se realiza o chamado Planejamento Estratégico da Gestão da Informação ou mais conhecido como PEGI. O PEGI é uma das etapas mais importantes da carreira de qualquer gestor da informação, pois é através dela que se levantará dados, se colherá as informações necessárias, se discutirá as estratégias mais cabíveis, dentre outras coisas.

  4. 4

    O PEGI da gestão da informação passa por quatro etapas específicas de todo um processo. A primeira etapa do processo é o nível caótico, neste nível a empresa se ocupará das demandas diárias do estabelecimento comercial. A segunda etapa a ser trabalhada é a etapa reativa, na qual será trabalhada a solução de possíveis problemas que possam surgir, além de organizar as atividades do estabelecimento comercial.

  5. 5

    Na terceira etapa está presente o nível proativo, que é o nível mais satisfatório que existe, no qual a empresa consegue trabalhar e controlar os seus próprios sistemas e equipamentos de informação. Neste nível o estabelecimento empresarial consegue impulsionar o seu crescimento e trabalhar com as possíveis falhas que possam surgir. O último nível que o PEGI deve passar é o nível de valor, que vem a ser quando o estabelecimento empresarial está com as estratégias aptas para um bom desenvolvimento do negócio, atingindo o valor necessário para uma boa gestão de informação.

Comentários
blog comments powered by Disqus