» Dinheiro » Negócios » Gestão estratégica

Gestão estratégica

Galeria
Gestão estratégica

Toda empresa quer crescer no seu mercado de atuação e com isso lucrar mais. Para alcançar seus objetivos a empresa aplica várias técnicas, entre elas a gestão estratégica. Aqui você vai aprender como uma gestão estratégica realmente funciona.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é entender que planejamento estratégico é diferente de gestão estratégica. O planejamento ser como um processo gerencial que formula os objetivos de ação e execução, para isso ele leva em conta questões externas e internas que envolvam a evolução da empresa. A gestão estratégica é uma maneira de levar novos elementos que merecem reflexão para a ação sistemática. A gestão estratégica elabora projetos de mudanças e gerencia todas as ações executadas para sua implementação. Como o nome sugere, a gestão estratégica é uma forma de gerir uma organização com focos estratégicos em diversas áreas.

  2. 2

    Para dar início a gestão estratégica é preciso realizar o diagnostico estratégico. No diagnostico estratégico são levantados todos os dados que se referem a situação da empresa, visando avaliar as ações estratégicas que já estão vigentes e se os resultados estão de acordo com o que era esperado. No diagnostico estratégico é preciso levantar qual a situação da competitividade da empresa, as ações de mudanças, projetos futuros, recursos usados, problemas da empresa e portifólio dos produtos.

  3. 3

    Com o diagnostico estratégico em mãos é necessário verificar a prontidão estratégica. A prontidão estratégica nada mais é que disponibilidade e o envolvimento que a empresa tem para melhorar os seus pontos fracos no futuro. É nessa fase que se analisa se a empresa está realmente disposta a resolver os seus problemas e se as mudanças necessárias não afetam a missão, a visão e os valores da empresa.

  4. 4

    Na seqüência, se faz necessário começar um processo para selecionar os problemas mais graves da empresa e quais devem ter prioridade em serem resolvidos. Nessa etapa é feito o direcionamento estratégico onde é criada uma seqüência lógica de ações que devem ser executadas.

  5. 5

    É preciso entender que a gestão estratégica está sempre ligada com a visão de futuro da empresa. É preciso sempre observar qual o caminho que a empresa está seguindo para acompanhar os passos dos seus concorrentes. Com a gestão estratégica é possível identificar quais problemas levariam a empresa à falência ao longo dos anos e resolve-los antes mesmo que eles fiquem mais graves.
    Para ter sucesso no mundo empresarial é necessário estar sempre atento a evolução das técnicas administrativas.

Comentários
blog comments powered by Disqus