» Saúde » Boa Forma » Ginastica de Academia

Ginastica de Academia

Galeria
Ginastica de Academia

A modalidade de esporte chamada ginástica de academia é uma atividade que envolve flexibilidade, força muscular e coordenação motora. Já faz algum tempo, talvez dez anos, que essa modalidade é muito popular em nossa sociedade. Há academias espalhadas por todos os cantos do Brasil e é bem fácil encontrar uma perto de sua casa e que se adeque às suas necessidades. Vamos falar agora um pouco desse esporte.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Esta modalidade esportiva é bem mais antiga do que você pode imaginar. Ela se desenvolveu a partir dos soldados gregos. Eles faziam diversos treinos quando se preparavam para guerras. Treinos por exemplo como subir e descer do cavalo, montar e desmontar aleatórios tipos de arma. O que caracterizava de forma inconfundível o treino que eles faziam eram as repetições. Como hoje se pode ver no exercício de ginástica de academia, a repetição é lei. É ela que faz os seus músculos se renovarem. É ela que queima calorias e mata o tecido velho dos músculos dando lugar a um tecido renovado e mais vigoroso. Por isso os músculos na academia ficam maiores sempre que aplicamos repetições com peso em cima deles.

  2. 2

    Quando você se matricula numa academia, você precisa de maneira geral levar um atestado médico que indica que você está apto a realizar atividades físicas. Outra coisa, logo no começo, é que você realizará uma avaliação física para saber de que forma o seu corpo está entrando na academia. Serão tiradas todas as suas medidas, como barriga, coxa, braços. Serão medidos os volumes de gordura que você possui. A partir daí é fácil para você seguir o treino e ficar sabendo se ele está trazendo-lhe resultados ou não.

    O índice pelo qual se mede o progresso na academia é o da gordura na supra ilíaca. Este é um depósito natural de gordura nos seres humanos. É importante que a tenhamos pois nos salvam de risco de vida, mas não é bom que tenhamos gordura demais nessa região pois isso também oferece diversos riscos à saúde. A gordura chamada visceral é o que se procura queimar quando entramos na academia.

  3. 3

    São várias as vantagens em se fazer parte de uma academia. Primeiro isso evita o sedentarismo e de cara já nos protege de possíveis doenças cardíacas. O treino de ginástica na academia também aumenta a força dos membros do corpo e da barriga, isso nos deixa mais energéticos para enfrentar o dia a dia. O nosso metabolismo passa a funcionar num ritmo mais acelerado, impedindo o corpo de acumular gorduras indesejadas.

Comentários
blog comments powered by Disqus