» Saúde » Boa Forma » Ginastica funcional

Ginastica funcional

Galeria
Ginastica funcional

A Ginástica funcional começou a se popularizar como método de exercício físico cinco anos atrás nas academias bem estruturadas, é considerada uma modalidade nova e está sobre constantes estudos para melhoramento. O nome ginástico funcional foi colocado pelo fato de que a ginástica funcional utiliza movimentos naturais do corpo do ser humano para o desenvolvimento do mesmo, os movimentos são o que uma pessoa comum faz durante o seu dia. É considerada entre profissionais de educação física como uma modalidade derivada de outras modalidades esportivas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer a ginástica funcional deve-se sair dos aparelhos de musculação tradicionais e começar a usar aparelhos que têm a única função de auxiliar nos movimentos naturais do dia a dia. Na natação a ginástica funcional é muito utilizada pelos atletas, que são obrigados a ter ótimos movimentos corporais para alcançarem grandes resultados. Os atletas profissionais do basquete utilizam essa modalidade por que ela traz um melhoramento no equilíbrio do corpo como um todo.

    A ginástica funcional não possui contra indicações, tirando os casos de que o aluno tenha uma limitação fisiológica grave e não possa realizar movimentos naturais do corpo humano no dia-a-dia. A ginástica funcional também serve como prevenção e tratamento de lesões musculares ou nas articulações, principalmente nos músculos e nas articulações dos ombros, e é costumeiramente usada nesse músculo por atletas de alto nível que desgastam seu corpo ao máximo e necessitam fortalecer essa região.

  2. 2

    Saiba que os aparelhos usados na ginástica funcional são desenvolvidos especificamente para essa modalidade, alguns deles são bolas suíças, bolsa feijão, faixas elásticas e diversos outros. Cada um desses aparelhos é projetado para funcionar em cima de determinado músculo ou articulação e até mesmo grupos musculares inteiros, como é o caso do abdômen e da lombar. Deve-se praticar ginástica funcional pelo fato de que ela traz uma melhora muito rápida na qualidade de vida de uma pessoa. Os aparelhos podem ser usados em diversos locais, não só dentro de acadêmicas, mas em parques e locais que fiquem ao ar livre.

  3. 3

    A ginástica funcional é uma forma de treinamento não só de melhoramento físico, mas também do aperfeiçoamento da aptidão física, pois a ginástica funcional atinge músculos que estão localizados em regiões mais profundas do corpo, o que traz um resultado diferenciado das musculações convencionais, que nunca atingiram esses músculos. Mas faça ginástica funcional acompanhado de um especialista da área de educação física ou um fisioterapeuta, pois só esses profissionais estão aptos a desenvolver um treino correto para cada pessoa.

Comentários
blog comments powered by Disqus