» Hobby » Esportes » Ginástica rítmica

Ginástica rítmica

Galeria
Ginástica rítmica

A Ginástica Rítmica é um esporte que encanta quem assiste, pois envolve muita beleza e elegância junto com uma combinação super elegante e harmônica de música e expressões. Muitos se apaixonam quando assistem a uma apresentação de ginástica rítmica.

Se você também se encantou com o esporte, confira mais informações e conheça melhor a Ginástica Rítmica.

Instruções
  1. 1

    A Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), mais conhecida mundialmente apenas por Ginástica Rítmica não é apenas um esporte, é uma arte, que conquista cada vez mais o público e meninas para praticarem o esporte mais belo de todos. É uma das tantas ramificações da Ginástica que foi se dividindo em vários estilos e modalidades diferentes, a ginástica rítmica é uma das mais novas dessas modalidades, tendo sido criada em 1975 e inserida nos esportes olímpicos em 1984.

    O esporte é praticado apenas pelo gênero feminino, pois envolve muita delicadeza e leveza, um dom já proveniente das mulheres.

    A combinação harmônica da Ginástica Rítmica envolve a musicalidade, as expressões corporais da ginasta, elementos teatrais, movimentos criativos junto com os aparelhos da ginástica, tudo isso feito com o máximo de graça, beleza e leveza da ginasta. Por isso é que a ginástica rítmica também é tida como uma arte, uma arte viva de movimentos.

  2. 2

    O perfil da ginasta que pratica a ginástica rítmica é diferente do perfil das ginastas de outras modalidades. Na ginástica artística, por exemplo, é necessário que as meninas tenham uma estatura menor e sejam bem fortes e definidas, pois a ginástica artística exige muita força no desempenhar das provas e atividades.

    Já a ginástica rítmica por não exigir muita força e sim graça e leveza, exige das meninas um perfil mais esguio, ou seja, meninas com uma estatura entre média e alta, e uma forma mais magra, não tão definida. Claro que, além disso, a ginástica rítmica exige muito mais da atleta, como entrosamento de grupo, harmonia com a música, uma alta capacidade de transmitir sentimentos em expressões corporais, excelente coordenação motora, noções e princípios fundamentais de bilateralidade e muita simetria. Fora que, a ginasta, precisa ter uma beleza e uma elegância naturais e destacáveis. Isso é fundamental na ginasta.

    Uma boa ginasta deve começar a praticar bem cedo, porque durante a vida atlética da ginasta é que se alcança uma maturidade física e psicológica muito importantes na ginástica rítmica, algo que é trabalhado em longos períodos de treino.

  3. 3

    Os treinos da ginástica rítmica giram em torno da própria ginasta, dos movimentos da ginasta e dos aparatos utilizados pela ginasta.

    - A ginasta: deve trabalhar muito seus movimentos corporais, sua musicalidade e o manuseio perfeito dos aparatos utilizados nas provas.

    - Os movimentos (básicos):
    * Equilíbrio - a atleta fica em uma perna só, erguendo a outra;
    * Onda - a atleta movimenta seu corpo de moda a imitar uma onda;
    * Moinho - a ginasta forma um círculo a sua volta com o auxílios dos aparelhos e movimentos dos braços;
    * Pivote - um giro em 360º sobre apenas um dos pés;
    * Véu - movimentos de rotação da corda ou fita em volta do corpo da ginasta.

    - Aparatos utilizados: corda, arco, bola, maças e fita.

  4. 4

    As competições de ginástica rítmica não são difíceis de entender. Existem apenas alguns detalhes básicos para serem lembrados:

    - As apresentações acontecem individualmente e também em grupos;
    - Essas apresentações devem sempre ser realizadas sobre um tablado, que tem a função de auxiliar nos movimentos das ginastas e medir a área onde os movimentos podem ser realizados;
    - As apresentações tem tempo limite de 75 segundos para apresentações individuais;
    - Para as apresentações em grupo o tempo limite é de 150 segundos.
    - Nas apresentações devem incluir-se elementos de dificuldades diferentes, conhecidas por A e B.

    As principais competições que existem de Ginástica Rítmica que existem estão em:

    - Jogos Olímpicos;
    - Campeonatos Mundiais;
    - Copa do Mundo;
    - Jogos Mundiais;
    - Jogos Asiáticos;
    - Campeonato Europeu;
    - Pan Americanos;
    - Sul Americanos;

    Acompanhe!

Comentários
blog comments powered by Disqus