» Tecnologia » Internet » Globo terrestre

Globo terrestre

Galeria
Globo terrestre

Uma maneira de ensinar interagindo com os alunos é dando tarefas a eles, as quais os próprios alunos aprendem a construir seu próprio material de estudo. Um exemplo é o ensino geográfico em que os alunos podem aprender a fazer o globo terrestre e assim ficam conhecendo todas as regiões do planeta e suas divisões como mares, trópicos e continentes; mesmo em casa os pais podem ajudar os filhos a montar um globo trazendo conhecimento a todos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Cola ou fita dupla face
  • Alfinetes
  • Palito de churrasco
  • Globo de isopor
  • Mapa mundo
  • Peso de base
  • Tesoura
  1. 1

    Para começar imprima o mapa do mundo ou compre um mapa encontrado em vários locais como papelarias e bancas. O mapa deve ter o tamanho do globo de isopor que vai ser o formato da terra. Por isso adquira primeiro o isopor para depois ver o tamanho do mapa, evitando que fique maior ou menor tendo que comprar outro.

  2. 2

    Corte o mapa em formato de gomos, isto se faz necessário para que consiga encaixar um a um no globo de isopor como se fosse uma quebra cabeça. Para cortar vire o mapa no lado contrário e risque primeiro com um lápis levemente desenhando os gomos de forma que fiquem do mesmo tamanho e sem faltar nenhum pedaço. O desenho dos gomos começa bem fino e aumenta e afina novamente.

  3. 3

    Agora pegue a tesoura e recorte todos os gomos separando corretamente e deixando em ordem para remontar novamente agora no globo de isopor. Para colar poderá passar cola no mapa ou usar fita dupla face. O isopor tem um encaixe no meio que vai servir como base de colagem. O mapa tem um risco no meio que é a linha do Equador e vai ficar bem no meio do encaixe do isopor.

  4. 4

    Conforme for colando os gomos verifique se a linha esta ficando reta e se todos os países e continentes estão igualmente corretos. No topo do isopor vai pregando o alfinete nos gomos um a um para que não se soltem e se for com cola vá retirando o excesso de cola conforme for colando para não enrugar.

  5. 5

    Depois de colados todos os gomos furem embaixo do globo com o palito de churrasco e fure também a base de sustentação para que o globo fique preso. A base de sustentação deve ser mais pesada do que o globo para não pender e cair. O globo para maior visualização poderá ficar inclinado e com um pouco de folga na base para poder girá-lo, facilitando o estudo.

Dicas e AVISOS
  • Tire medida dos gomos antes de cortar para que fiquem do mesmo tamanho.
Comentários
blog comments powered by Disqus