» Alimentos » Receitas » Gráficos de tapetes de crochê em barbante

Gráficos de tapetes de crochê em barbante

Galeria
Gráficos de tapetes de crochê em barbante

Os tapetes já viraram peça de decoração para a casa, tendo a função de dar acabamento para o piso. Podem ser usados em todos os cômodos e servem de complemento para combinar com móveis e acessórios de mobília. Existe ainda a possibilidade de, além de comprar os tapetes em lojas, você também confeccioná-los em casa com diversas técnicas diferentes.

O tapete de barbante combina com vários ambientes e espaços dentro e fora da residência. Protege o piso, além de favorecer uma sensação agradável de conforto e aconchego. Por ser um trabalho artesanal e delicado, sempre agrega valores visuais ao cômodo decorado, assim como enche os olhos de beleza de quem vê.

Instruções
  1. 1

    Para fazer esse tipo de trabalho, é preciso conhecer algumas técnicas de crochê e saber escolher um barbante de boa qualidade. O acabamento varia muito de trabalho para trabalho, assim como para a criatividade. Geralmente os gráficos ajudam a dar boas idéias na criação das peças, mas isso não quer dizer que o artesão não possa criar um tapete ao seu gosto. Isso requer apenas um pouco de criatividade, paciência e habilidades manuais.

  2. 2

    Acompanhando os gráficos fica bem mais fácil, basta saber o que cada ponto quer dizer. Significa que cada desenho no gráfico é um ponto diferente, sabendo ler o gráfico e sabendo fazer esses pontos diferentes, dá para fazer qualquer desenho no seu tapete. As chamadas "correntinhas" geralmente são representadas nos gráficos por bolinhas, “pontos altos, médios e baixos” são representados por um risco um pouco maior na vertical, tendo um, dois, ou três riscos cortados horizontalmente que quer dizer o tamanho do seu ponto respectivamente.

  3. 3

    Alguns gráficos que você encontra na internet podem estar bem mais detalhados do que outros, mas eles sempre vêm com uma legenda para facilitar a leitura e ajudar na hora da confecção da peça. Os diversos tipos de desenhos que existem nos gráficos também podem ser mais elaborados de modo a misturar cores diferentes e outros enfeites como fitas, botões e fuxicos. Vai de acordo com a criatividade de cada um.

Dicas e AVISOS
  • Caprichar nesse tipo de trabalho pode ser uma forma até de render algum dinheiro para quem está desempregado e tem habilidade para trabalhos manuais.
  • É importante dar um bom acabamento as peças para que elas não comecem a desmanchar com o tempo, na maioria dos casos é usado um nó cego mesmo, mas existem outras técnicas mais apropriadas para esse tipo de trabalho.
Comentários
blog comments powered by Disqus