» Casa » Jardinagem » Grama esmeralda : como cuidar

Grama esmeralda : como cuidar

Galeria
Grama esmeralda : como cuidar

Com origem no Japão a grama esmeralda apresenta-se com folhas densas com uma cor verde forte que formam um tapete fofo e perfeito para as brincadeiras de crianças e para os piqueniques dos adultos.

Este tipo de grama é muito utilizado nos jardins de grande dimensão e nos campos de desporto exigindo um baixo custo de manutenção graças ao seu lento crescimento. Com este tipo de crescimento a grama esmeralda não necessita de cortes muito frequentes sendo por isso a mais adotada também para os jardins domésticos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando e como plantar

    Quando um jardim é ornamentado com este tipo de grama necessita de alguns cuidados e uma manutenção regular. Para que cresça com uma aparência saudável dando ao mesmo tempo um aspetco mais bonito ao local onde foi colocado é necessário começar os cuidados pela plantação. Esta deve ser feita nas épocas chuvosas uma vez que a grama necessita de bastante água para que não seque e fique com um crescimento bem uniforme.

    O terreno também tem que ser preparado antes da plantação devendo ser eliminadas as ervas daninhas e ser colocado um fertilizante na terra pelo menos quinze dias antes. Se plantar a grama sem qualquer cuidado o resultado final não será certamente o melhor.

  2. 2

    Ervas daninhas e insetos

    Como já foi referido um dos cuidados com a grama é a eliminação de ervas daninhas antes da plantação, mas não é necessária atenção só nesta altura. Durante todo o crescimento e manutenção da grama é necessário ir eliminando as ervas daninhas à medida que estas vão surgindo.
    Podem ser eliminadas à mão se a quantidade for pequena ou em grandes quantidades usar produtos específicos para o efeito.

    É necessária também especial atenção aos insetos que podem prejudicar o crescimento e o aspeto do gramado. Nos gramados frequentados por crianças ou animeis devem ser evitadas os produtos químicos e podendo ser usados produtos naturais como é o caso das sementes de gengibre trituradas e espalhadas nos locais.

  3. 3

    A acidez da terra e a rega

    A acidez do solo é também factor determinante no seu crescimento devendo para isso ser corrigida se necessário.
    A rega é fundamental devendo ser marcado um dia especifico pata tal atividades para que não haja esquecimentos (o primeiro dia do mês por exemplo). Esta deve ser aumentada para pelo menos duas vezes por mês nos meses de maior calor.



  4. 4

    Os cortes

    O corte da grama é também de primordial importância. O primeiro só deve ser feito quando a grama já estiver bem enraizada e já com folhas novas a rebentar. Depois deve ser feito a cada 15 dias ou quando o seu crescimento atingir os 3 centímetros.

    O seu crescimento é que irá determinar a necessidade de corte sendo por vezes mais curto o intervalo se o clima for propício ao seu crescimento. No entanto não se esqueça que o gramado para ser bonito e confortável deve ter pelo menos oito centímetros de altura.

Comentários
blog comments powered by Disqus