» Família » Bem-Estar da Família » Gravidez semana a semana

Gravidez semana a semana

Galeria
Gravidez semana a semana

Nos primeiros dias da gestação, por vezes a mulher não se dá conta que está grávida. Geralmente a gestante só irá perceber ou ter a certeza após o primeiro dia de atraso da sua menstruação. É nesse exato instante em que o nervosismo toma conta da mulher, no momento de confirmar sua gravidez.

Seja com testes de farmácias ou de sangue os sentimentos e emoções da futura mãe começam a entrar em um misto de alegria, medo e realização tudo isso pelo aguardo da resposta positiva: sim, você está grávida.
Chegou a hora de conhecer e presenciar cada emoção da gravidez dia após dia. Este artigo vai te ajudar a descobrir o que irá acontecer com o seu corpo ao longo dessas 40 semanas e te auxiliar com algumas dicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Agora você tem certeza, sabe que carrega no ventre seu filho ou filha e já começa a se sentir mãe. Então por onde começar? Vamos a princípio entender tudo que está acontecendo com seu corpo nessa primeira semana, após a descoberta da gravidez.

    Depois do atraso da sua menstruação e a partir desse momento seu bebê tem aproximadamente três semanas de vida, na verdade ele ainda é um blastocisto, composto por células e líquidos. Mas ao longo dos dias ele irá se desenvolver e se fixara no útero. Agora ele mede exatos 0,15 mm.

    Agora na quarta semana, seu bebê continua a evoluir ele já está do tamanho de um grão de arroz, as próximas cinco semanas serão muito importante para o desenvolvimento do bebê.

    A partir da quinta semana, que geralmente a mulher começa a sentir alguns sinais da gravidez o primeiro sinal é a sensibilidade nos seios, o embrião aqui já mede 1,25 mm. Algumas partes como: sistema nervoso do bebê, medula espinhal e até o cérebro já começam a se desenvolver
    .
    Agora na sexta semana, órgãos como coração e rins já estão a pleno vapor no desenvolvimento, o tubo neural - que liga o cérebro á medula - se fecha. Nesse momento seu corpo também começa a mostrar sinais de inchaço, por vezes o famoso enjoo começa a aparecer, o sono excessivo e a vontade de fazer xixi aumenta a partir de agora. Seu bebê agora já mede de 2mm á 4mm. Os braços e pernas estão começando a se formar nesse fase.

    A partir da sétima semana, os olhos do bebê já começam a aparecer, lábios e língua começam a se desenvolver e os braços e as pernas já se desenvolveram nessa fase. Nessa altura é normal algumas mulheres passarem por mudanças de humor, as emoções estão em ebulição.

    Chegamos a oitava semana, agora as crises de náuseas e enjoos começam a ficar mais intensas. Nesse momento o inchaço dos seios podem começar a incomodar bastante. O bebê agora já tem as mãos e os pés em desenvolvimento completo.

    Agora na nona semana, a mulher começará a perceber a sua cintura ficando mais grossa e o cansaço aumentar. Nesse período algumas mulheres podem ter dores de cabeças e dores nas costas. O bebê nesse estagio já está pesando 10 gramas e partes como braços, olhos, e inclusive órgãos genitais já existem.

    A partir da décima semana, é normal a mulher se sentir vulnerável nesse estágio o excesso de saliva na gestante pode começar aparecer, e é até comum. As alterações de hormônios, podem causar irritabilidade. Seu bebê está com o cérebro maior e a maioria das articulações já se desenvolveu.

    Agora na décima primeira semana, seu bebê está praticamente desenvolvido e tem o tamanho de um polegar. A gestante começa a sofrer com a circulação sanguínea a partir desse momento.

    Chegamos a décima segunda semana, e ao final do 1º trimestre, neste período a vontade de urinar aumenta e os dentes e gengiva da gestante ficam mais sensíveis. Nessa fase os órgãos sexuais do bebê começam a aparecer.

  2. 2

    Da 13ª semana á 24ª semana: Nessas semanas a vontade de urinar tende a aumentar ainda mais e o desconforto abdominal ou prisão de ventre podem acontecer com bastante frequência. A temperatura natural do corpo pode aumentar portanto a sudorese também. O seu bebê está crescendo rápido a cada semana e praticamente já está desenvolvido. Essa é a fase do chute e nessa fase seu coração bombeia em torno de 23 litros de sangue por dia.

  3. 3

    Da 24ª semana á 39ª semana: Essa é a fase crucial da gestante onde seu corpo começa a se adaptar as mudanças que ocorreram ao longos das outras semanas. Ocorre o rápido crescimento do bebê muito mais do que no segundo trimestre, Neste estágio o bebê já pode ouvir sons. A cabeça do bebê se desenvolve completamente na 36ª semana. Perto da 40ª semana o bebê vira para baixo e a preparação já começa para dar a luz na 40ª semana.

Comentários
blog comments powered by Disqus