» Família » Bem-Estar da Família » Gripe e resfriado: como combater

Gripe e resfriado: como combater

Galeria
Gripe e resfriado: como combater

A gripe e o resfriado são doenças comuns causadas por vírus. Apesar de diferentes, estas enfermidades apresentam sintomas semelhantes, mas, a gripe geralmente se manifesta com mais intensidade, deixando o paciente em pior estado.

As duas doenças são altamente contagiosas. Enquanto o resfriado é normalmente causado pelos rinovírus, a gripe é criada pelas variações do vírus Influenza, que continua sofrendo mutações ao longo dos séculos. Os principais sintomas dessas doenças são a coriza, cansaço, tosse, espirros, dor de garganta, dores no corpo e febre. Nos adultos estas enfermidades não são tão perigosas, mas em crianças elas podem causar sérios riscos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para combater a gripe e o resfriado, deve se começar pela prevenção. Como elas são transferidas pelas gotículas de saliva, é recomendável evitar grandes multidões onde possa haver contaminados, lavar as mãos com cuidado e frequência e utilizar máscaras em períodos de surto.

    Fortalecer o sistema imunológico também ajuda na hora de prevenir a doença. Isto pode ser feito com uma dieta balanceada, dormindo pelo menos oito horas por dia, praticando exercícios físicos regularmente e tomando a vacina todos os anos, principalmente se você pertencer aos grupos de risco (idosos, pessoas com baixa imunidade, crianças, etc.).

  2. 2

    Caso a prevenção falhe, é necessário fazer o tratamento. Infelizmente, não existem remédios que curem a gripe ou o resfriado, o que é feito na verdade, é utilizar produtos para diminuir os sintomas e trazer bem-estar ao indivíduo contaminado. Os principais analgésicos e antitérmicos aplicados nestes casos são o paracetamol e a dipirona.

    Os médicos também indicam que para se recuperar com mais facilidade, o doente deve permanecer em repouso, sem realizar esforços físicos. Beber bastante líquido também ajuda a baixar a temperatura corporal e diminuir os sintomas da gripe e do resfriado. Como os antibióticos não causam dano algum ao vírus é recomendável que não se ingira este tipo de medicamentos em casos de gripe, pois ao invés de melhorar, o paciente pode até mesmo ter o seu sistema imunológico debilitado.

  3. 3

    Como em qualquer suspeita de doença, ao sentir os primeiros sintomas da gripe e resfriado, é sempre indicado que você procure um médico para realizar o diagnóstico da doença. Além disso, é recomendável que você não se automedique e nem procure por produtos milagrosos que prometem acabar com estas enfermidades de uma hora para outra, pois, ao invés de se curar você pode acabar com efeitos colaterais indesejáveis e prolongando o tempo que você passará de cama.

Comentários
blog comments powered by Disqus