» Família » Bem-Estar da Família » Higiene pessoal: dicas

Higiene pessoal: dicas

Galeria
Higiene pessoal: dicas

A higiene pessoal é muito importante para manter a saúde do nosso corpo, por isso é preciso tomar cuidados. A higiene pessoal também é importante para não constranger as outras pessoas, não existe nada mais chato do que ter que conversar com uma pessoa que está com mau hálito ou com odor forte nas axilas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O passo mais importante para uma boa higiene pessoal é o banho. O banho deve ser diário, embora em alguns países as pessoas não tenham esse costume, é necessário levar em consideração que o Brasil é muito mais quente e por isso as pessoas soam mais e acabam abrigando mais bactérias na pele, nos períodos de muito calor é conveniente tomar dois banhos por dia. As bactérias se abrigam em locais úmidos e quentes, por exemplo, depois de soar nas axilas se não tomar um banho estará criando bactérias. A falta de banho pode causar feridas na pele, assaduras, micoses, corrimento vaginal, coceira, entre muitas outras doenças e incômodos.

  2. 2

    No banho você deve usar um sabonete corporal e se possível um sabonete especial para lavar as partes intimas. Se esfregue o suficiente para tirar a sujeira da pele, mas tome cuidado para não se ferir. Depois do banho enxugue principalmente as axilas, a virilha e o vão dos dedos dos pés.
    É importante cortar as unhas das mãos e dos pés semanalmente. As unhas devem estar sempre limpas, principalmente as das mãos. Você usa a mão para ingerir alimentos, com as unhas sujas você está ingerindo bactérias. Lave sempre as mãos, pois é comum no decorrer do dia pegar dinheiro, coçar os olhos, tocar algo contaminado, enfim. É conveniente sempre que chegar a um local lavar bem as mãos, isso diminui até o risco de pegar gripe. Não se esqueça de lavar as costas das mãos e esfregar as unhas.

  3. 3

    Sempre após o banho passe um desodorante antitranspirante de qualidade. Em geral, os desodorantes evitam que você fica com mau cheiro por pelo menos vinte e quatro horas.
    Sempre que comer alguma coisa escove os dentes, assim como deve escovar ao acordar e antes de ir dormir. O mínimo de escovação indicada é de três vezes no dia, isso evita que a comida fique apodrecendo na sua boca e que as bactérias gerem mau hálito. A escovação é uma ótima aliada para evitar problemas como acumulo de tártaro, carie e gengivite. Se não puder escovar os dentes depois da refeição como uma maça, pois ela tem o poder de limpar os dentes.

Comentários
blog comments powered by Disqus