» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Higienização de estofados

Higienização de estofados

Galeria
Higienização de estofados

Muitas pessoas se preocupam com a limpeza do chão, dos revestimentos e das janelas e acabam se esquecendo que também é importante realizar a limpeza dos estofados. Eles devem entrar na lista de locais a serem limpos, principalmente porque pode acumular ácaros e trazer danos a saúde dos moradores da casa. Os estofados geralmente são feitos em vinil, couro ou tecido, cada tipo merece um tipo de atenção para não desbotar e reduzir a durabilidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se o seu sofá for de tecido o melhor é fazer a aplicação de uma película para impermeabiliza-lo, pode ser de scothgard ou de teflon. Essa película será capaz de impedir que o tecido absorva líquidos, restos de alimento e poeira. Usando a película você consegue fazer a higienização do estofado apenas usando um pano úmido. Quando a película começar a ficar sem brilho é só passar o ferro configurado para algodão que ao aspecto irá voltar ao normal. Esse procedimento só deve ser usado em estofados que tenham a película de proteção.

  2. 2

    Para limpar um sofá de couro você vai precisar de um pano úmido e de sabão neutro. Passe o pano com sabão e depois outro pano limpo para retirar, na seqüência passe um pano seco. Jamais use detergente para fazer a limpeza, pois ele estraga as fibras do couro. Caso use uma escova para fazer a limpeza, escolha cerdas macias para não riscar o couro. Quando o sofá estiver perdendo o brilho e apresentar sinais de desgasta você deve aplicar um condicionador próprio para restaurar couro.

  3. 3

    A maioria dos sofás de tecido podem ser lavados em casa mesmo, mas é preciso verificar isso nas instruções do fabricante, geralmente na garantia vem escrito se a lavagem deve ser feita a seco ou se pode ser feita normalmente. Para retirar manchas é ideal usar um solvente próprio para isso ou misturar um copo de água morna com meio copo de sabão líquido de lavar louça. Se optar usar o sabão é importante esfregar bem com um pano úmido para garantir que não restou nada de sabão no sofá.

  4. 4

    Embora seja um móvel da casa que na maioria das vezes fica esquecido na faxina, é ideal realizar a limpeza pelo menos uma vez na semana. Sempre que derrubar alguma coisa, como vinho, por exemplo, é melhor passar o sabão neutro na hora, isso evita que fique manchado.
    Alguns tipos de sofá, como os de camurça, devem ser limpos apenas usando o aspirador de pó.

Comentários
blog comments powered by Disqus