» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Horário de Brasília: como saber o horário de sua região

Horário de Brasília: como saber o horário de sua região

Galeria
Horário de Brasília: como saber o horário de sua região

Fusos horários tem por definição as zonas que se divide a Terra no que se refere a tempo, somando vinte e quatro no total. Consiste no fato do planeta ser redondo e estar sempre girando e com isso, quando uma parte do globo está iluminada diretamente pela luz solar, uma outra esta mais escura, e assim se tem os dias e as noites. Para regulamentação foi-se classificada estas zonas a partir de um ponto central, definido como o meridiano de Greenwich e as regiões do planeta tem suas horas definidas, sejam adiantadas ou atrasadas em relação a tempo universal coordenado, com base na distância que se está deste meridiano. Logo, quando se tem por necessidade saber quanto que determinada área ou fuso está adiantada ou atrasada em relação a outro ponto do globo, necessita-se antes saber sua relação com o horário de Greenwich (GMT).
Nosso país é cortado por três tipos de fusos diferentes atualmente, e estes se dão em relação ao fuso de Brasília de forma informal, cabendo o parâmetro oficial ainda com Greenwich.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Note que no Brasil, os fusos não são em relação ao de Brasília. Normalmente as zonas horárias são divididas no nosso país da seguinte forma: UTC -2: Duas horas de atraso em relação a Greenwich e uma hora de adiantamento em relação a Brasilia; UTC -3: Três horas de atraso em relação a Greenwich e no mesmo horário de Brasilia por ser o fuso de referência nacional; UTC -4: Quatro horas de atraso em relação a Greenwich e uma hora de atraso em relação a Brasilia.

  2. 2

    Observe e veja os estados compreendidos por cada zona horária. Na UTC -2, ficam somente os arquipélagos de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, São Pedro e São Paulo além do arquipélago de Trindade e Martin Vaz. Já no horário de Brasilia, UTC -3, além do Distrito Federal ficam também as regiões Sul, Sudeste e Nordeste e os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá. Ficam na zona UTC -4 os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.

  3. 3

    Perceba que durante o horário de verão há algumas diferenças em relação a esta classificação convencional. Pois os estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste passam ao fuso UTC -2 até o término do horário especial. Entenda que este -2 ou -3 refere-se diretamente ao horário do Meridiano de Greenwich e não ao horário de Brasília. No horário normal, a região Norte estará uma hora atrasada em relação a Brasília e no horário de verão, esta mesma região estará duas horas atrasadas e a região Nordeste é que estará uma hora atrasada.

Comentários
blog comments powered by Disqus