» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Identidade pela internet: como tirar

Identidade pela internet: como tirar

Galeria
Identidade pela internet: como tirar

Depois da Certidão de Nascimentos o documento mais importante do cidadão brasileiro é a Carteira de Identidade, pois é a partir dela que será possível emitir os outros. Tendo o número do RG a pessoa poderá ser identificada em qualquer área do território brasileiro.

Este documento possui três características que são únicas para uma pessoa, trata-se da fotografia, ou seja, o rosto do indivíduo, a assinatura e a impressão digital é capaz de identificá-la caso os outros fatores sejam burlados e usados por gente de má fé. Todo o cidadão brasileiro tem o direito e o dever de ter este documento. Confira abaixo como tirar a Identidade pela internet.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar é preciso começar sabendo que não há uma idade mínima determinada para que possa ser tirada a Carteira de Identidade, qualquer pessoa que possua a Certidão de Nascimento poderá solicitar a emissão do RG. Porém recomenda-se que o documento seja tirado a partir dos cinco anos de idade, pois dessa forma evitam-se problemas com a identificação através da impressão digital e da assinatura.

  2. 2

    Caso a Identidade seja feita na fase infantil, quando o indivíduo atingir a vida adulta terá que pedir a segunda via, uma vez que ele passará por alterações na sua imagem e também na forma de assinar o seu nome. Para fazer a solicitação do documento é necessário estar munido de uma fotografia 3X4 ( de fundo claro) e impressa em papel liso, Certidão de nascimento, comprovante de residência e da taxa que é necessária para que seja feito.

  3. 3

    É importante ressaltar que a Identidade não pode ser tirada a partir da internet, pois isto é uma questão de segurança. O que pode ser feito é um pré-agendamento da emissão do documento. Neste caso é preciso acessar o site do governo do estado e entrar na página da instituição responsável mais próxima de você.

  4. 4

    Primeiramente faça o seu cadastro fornecendo os seus dados pessoais, depois imprima o número do protocolo para que o atendimento seja agendado. A parir deste número será possível dirigir-se a um posto de identificação para que seja feita a coleta das digitais, a confirmação dos dados e a solicitação seja realizada oficialmente.

  5. 5

    Depois de fazer todo este procedimento corretamente a Carteira de Identidade estará pronta no prazo de uma ou duas semanas. Para que o cidadão possa retirar o documento ele deve comparecer até o local onde foi feita a solicitação, levando consigo o número do protocolo que lhe foi entregue quando o processo foi encaminhado ao governo.

Dicas e AVISOS
  • O ideal é que a Carteira de Identidade seja emitida a partir dos cinco anos de idade.
  • Guarde o protocolo da solicitação de emissão do documento.
Comentários
blog comments powered by Disqus