» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Impermeabilizantes para estofados: confira dicas

Impermeabilizantes para estofados: confira dicas

Galeria
Impermeabilizantes para estofados: confira dicas

Em algumas situações é necessário proteger estofados, carpetes e sofás. Principalmente de agentes externos como líquidos ou qualquer coisa que pode sujar ou manchar a superfície dos estofados. Já existem no mercado produtos que aumentam a vida útil deles. Os impermeabilizantes de estofados são produtos que tem como função proteger os tecidos. Geralmente possui base de silicone ou outro composto que não oferece riscos ao estofado. Eles oferecem repelência para qualquer tipo de sujeira, principalmente os líquidos, que podem se tornar manchas muito indesejáveis. Saiba mais sobre os impermeabilizantes de estofados e sua correta utilização.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A principal função dos impermeabilizantes de estofados é preventiva. Ao aplicá-lo o estofado fica com uma proteção para prevenir que possíveis agentes possam manchar o estofado, porém alguns deles também podem ser utilizados para a limpeza de estofados sujos ou manchados. É necessário ler no rótulo se ele tem essa função e quais suas restrições. Veja também quais são os tipos de tecido que os impermeabilizantes são capazes de proteger. Alguns deles podem proteger sofás, bancos de carros, cortinas, roupas de cama, roupas convencionais e quaisquer tipos de tecidos. Escolha um modelo que oferece proteção ao maior número de tecidos, assim ele pode ser utilizado em diferentes situações.

  2. 2

    A maioria dos impermeabilizantes atuam sem alterar a maciez do tecido. O uso correto do produto não trará riscos ao estofado, além de não deixar qualquer tipo de odor ou mancha. Também não impede que o tecido “respire”. O que diminui a ação de mofo ou qualquer agente que possa comprometer a estrutura do tecido.
    Leia o rótulo com atenção e verifique qual é a maneira correta para a aplicação do produto. Geralmente os modelos em spray devem ser aplicados em local arejado e quem aplica deve utilizar máscara para não inalar o produto, que pode oferecer riscos. Veja qual é o período de ação do produto e não deixe que crianças ou animais domésticos se aproximem após esse período. Os impermeabilizantes líquidos ou em pasta devem ser aplicados de maneira homogênea seguindo as instruções do fabricante. Utilize pano ou flanela própria para o impermeabilizante e não o reutilize em outras funções.


  3. 3

    É importante que o impermeabilizante de estofado não agrida o meio ambiente. Existem fórmulas cujas substâncias presentes não prejudicam o meio ambiente e nem a saúde das pessoas que terão contato com o estofado. Esses produtos possuem a mesma faixa de preço dos impermeabilizantes convencionais, porém apresentam essa vantagem.

Comentários
blog comments powered by Disqus