» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » INSS benefícios

INSS benefícios

Galeria
INSS benefícios

INSS (Instituto nacional do seguro social) uma autarquia do governo federal do Brasil. Para o qual recebe as contribuições para a manutenção do Regime geral da previdência social. Responsável por várias coisas: pagamento de aposentadoria, pensão de morte, auxílio acidente, auxílio doença e etc.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Veja agora alguns benefícios de aposentadoria: Por idade, trabalhadores do sexo masculino aos 65 anos e mulheres à partir dos 60 anos de idade. Já os trabalhadores rurais tem direito a aposentadoria por idade, 5 anos antes dos trabalhadores urbanos. Ou seja, homens aos 60 e mulheres ao 55. Para conseguir a aposentadoria, os trabalhadores inscritos a partir da data 25 de julho de 1991. Precisam provar com 180 contribuições mensais. Os trabalhadores rurais tem que provar com documentos. Ou seja 180 meses de trabalho no campo (MPAS). Outra situação de aposentadoria é por invalidez, ou melhor dizendo. É concedido a trabalhadores que por doença ou acidente sejam considerados pela perícia incapacitados de exercer atividades ou qualquer tipo de serviço que os sustenta.

    Tem também aposentadoria por tempo de contribuição. E aposentadoria especial. Que é concedido ao trabalhador que tenha trabalhado em condições que não sejam boas ou seja, prejudiciais à sua saúde ou a integridade física. Para se ter o direito a essa aposentadoria, o trabalhador deve comprovar o tempo de trabalho e também qualquer tipo de exposição a agentes físicos, biológicos e etc. Pelo no minimo período exigido para a concessão do beneficio que é de 15 a 25 anos.

  2. 2

    O INSS ajuda também com auxílios, veja alguns deles: Auxílio doença, o que significa que o beneficio só concedido ao segurado que é impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias seguidos. Quem tem a carteira assinada, os primeiros 15 são pagos pelo empregador. A partir do 16° dia, o INSS paga todo o período da doença ou acidente. Porém o trabalhar tem que adquirir o benefício. E para ter direito, o trabalhar deve ter contribuído com no minimo 12 meses. Entre outros.

  3. 3

    Uma coisa que é muito boa também, é a pensão por morte. O benefício é pago à família do trabalhador quando ele morre. Não há tempo para pensão de morte, e não há tempo minimo de contribuição. Mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador ainda detinha a qualidade do seguro. O INSS é encarado por muitos como uma coisa ruim pois tira um pouco do salário. Mas é ao contrario. É um ótimo recurso.

Comentários
blog comments powered by Disqus