» Casa » Justificativa TCC: dicas

Justificativa TCC: dicas

Galeria
Justificativa TCC: dicas

O trabalho de conclusão de curso ou TCC, em algumas faculdades é apresentado pelo nome de monografia, é o meio pelo qual, no final do curso, o aluno tem a oportunidade e o dever de apresentar o conhecimento adquirido ao longo da graduação.

Ele então faz isso a partir de uma pesquisa, com um determinado tema, direcionado por uma pergunta ou levantamento de um problema, o qual será pesquisado de maneira teórica e prática, ou apenas teórica em alguns casos, desde que possa apresentar seu conhecimento acadêmico e científico a respeito do tema proposto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É fundamental que a escolha do tema do trabalho e o problema apresentado sejam bem escolhidos, pois são esses fatores que dirá da relevância do trabalho. Uma dica é sempre escolher temas que podem influenciar direta ou indiretamente nas questões sócias ou contribuir com benefícios a sociedade. E também temas que produzam conhecimentos a respeito de questões muito discutidas atualmente.

    Para mostrar que seu projeto de pesquisa é bom, é preciso apresentar sua importância de maneira clara e concisa da justificativa do TCC, que é a área dirigida para tal função. Para saber como iniciar a escrita de sua justificativa, primeiro pense e pergunte a si mesmo: porque minha pesquisa é importante?

    Então você deve pensar nas razões que justificam seu trabalho, a relevância que ela tem tanto em níveis de produção de conhecimento, como benefícios a sociedade ou ao meio acadêmico.

  2. 2

    Para dizer da importância da pesquisa, que é a base da justificativa do TCC, voltei nos objetivos de seu projeto, aquilo que você se propôs a pesquisar, e então apenas esclareça os motivos que te levaram a eles. Depois pense se é o momento favorável ou não para a realização deste trabalho. Pense na oportunidade que ele terá em meio a academia, e se o contexto social também é pertinente para que a pesquisa seja elaborada.

    O trabalho de conclusão de curso precisa ser muito bem fundamentado, principalmente teoricamente, e para tanto, precisa fazer sentido, começando pelos motivos os quais você decidiu sobre um tema especifico. Seu objeto de estudo, seus objetivos, a finalidade, etc, precisam fazer sentido, e é na parte da justificativa que você explanará sobre o sentido global de seu trabalho.

  3. 3

    Por último, pense na viabilidade de sua pesquisa. Analise a viabilidade no sentido de custos para a realização e implementação do projeto que se propõem a fazer, bem como o tempo gasto com sua elaboração.

    Cabe pensar no grau de dificuldade ao acesso das informações, tanto para referenciais bibliográfico que te ajudaram como também, após finalizado, como será acessado por terceiros. A justificativa merece atenção, pois ela será a porta de entrada para qualquer leitor que se interesse por sua TCC.

Comentários
blog comments powered by Disqus