» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Lareira ecológica: confira dicas

Lareira ecológica: confira dicas

Galeria
Lareira ecológica: confira dicas

Muitos produtos e serviços são desenvolvidos para a melhoria da qualidade de vida e diminuição do consumo de recursos naturais. Um desses produtos é a lareira ecológica, que possui grande vantagem em relação à lareira convencional. O principal motivo é a dispensa da queima de lenha ou carvão. Alimentadas com Bioetanol ou álcool hidratado, as lareiras ecológicas dispensam até mesmo as chaminés. Tornando-a um tipo de aquecedor ainda mais em conta sem a perda do chame de ter uma lareira em casa. Saiba mais sobre as lareiras ecológicas e como ter uma em casa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O álcool utilizado como combustível não representa riscos a saúde como a lareira convencional. A queima da lenha emite gás CO2 e CO, que em grandes quantidades pode ser muito prejudicial. Além da redução desses poluentes, as lareiras ecológicas apresentam uma forma uniforme de aquecimento. O ambiente é aquecido pela propagação do ar e não dissipa nenhum odor. O álcool ideal possui graduação de 92,8º encontrado em mercados, lojas de produtos de limpeza ou drogarias.1 litro permite o aquecimento por 2 a 4 horas dependendo do tamanho e características da lareira ecológica.

  2. 2

    O “queimador” é a parte central da lareira ecológica. É ele quem recebe o álcool que irá abastecer a chama. Com ele é possível regular a altura da chama, o que permitirá um menor ou maior conforto térmico. As lareiras podem ser utilizadas tanto em ambientes internos e externos. Seu conforto térmico é similar as lareiras convencionais. Por não precisar de chaminé, nem fabricar fumaça, não há dissipação do calor. O que torna o ambiente mais aquecido. Para obter uma lareira mais personalizada, basta adquirir só o queimador e colocar em uma estrutura que fique bem acomodado. Dessa forma as possibilidades são muitas. Com design diferente e em conformidade com a decoração.

  3. 3

    Os modelos são vendidos até mesmo na internet e a instalação é bem simples. Sem a necessidade de um técnico. A lareira pode ficar em qualquer lugar da casa sem representar nenhum risco desde que o ambiente não esteja completamente fechado. O aquecimento é feito de acordo com a renovação do oxigênio, por essa razão é preciso de alguma ventilação no ambiente. Não é recomendado o uso de álcool vendido em posto, pois ele contém resíduos de petróleo, o que pode representar um risco. Faz-se necessária limpeza e manutenção periódica. Por essa razão é importante ter sempre em mãos o manual de instruções.

Comentários
blog comments powered by Disqus