» Alimentos » Receitas » Lasanha Quatro Queijos

Lasanha Quatro Queijos

Galeria
Lasanha Quatro Queijos

O termo lasanha pode ser usado tanto para definir um tipo de massa em folhas, como um prato culinário que consiste num conjunto de camadas intercaladas de massa com queijo e carne. Este tipo de especialidade culinária surgiu no tempo dos romanos e tem evoluído até aos dias de hoje, diversificando-se numa quantidade enorme de receitas e formas de preparo. Uma das diferenças principais entre a lasanha original e os pratos confeccionados na atualidade é o recurso do molho de tomate, que não era comum na altura.
Hoje em dia a lasanha é um dos pratos mais cozinhados a nível mundial, devido ao fato de ser rápida de confeccionar e visto que pode ser congelada sem perder qualidade. Existem atualmente diversas formas de confeccionar lasanha, sendo que os pratos de lasanha mais comuns são a lasanha à bolonhesa, a lasanha vegetariana e a lasanha de quatro queijos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 pacote de massa para lasanha
  • 500 gramas de ricota
  • 250 gramas de queijo prato fatiado
  • 800 gramas de molho tipo pomarola
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 250 gramas de mozarela fatiada
  1. 1

    Para começar a cozinha uma lasanha de quatro queijos deve pré-aquecer o forno até a temperatura de 180 graus.

  2. 2

    Num recipiente à parte deve cozinhar a massa de lasanha em água temperada com sal. Espere até a massa estar bem macia e em seguida retire-a da água, deixando escorrer bem. Caso seja necessário acrescente um pouco de azeite entre as folhas da massa, para esta não grudar.

  3. 3

    Com um liquidificador bata a ricota e o molho e quando estiver pronto coloque na forma uma concha desta mistura e em seguida coloque por cima uma camada de massa cozida.

  4. 4

    Por cima da massa coloque queijo mozzarela e queijo prato, salpicando em seguida com um pouco de parmesão.

  5. 5

    Repita esta sequência até ao topo da forma. A última camada deve ser de queijo mozzarela.

  6. 6

    Deve finalmente cobrir a lasanha com papel de alumínio, mas com bastante cuidado para evitar que este entre em contato com a última camada de queijo.

  7. 7

    Leve a forma ao forno previamente aquecido e deixa a assar por 30 minutos. Passado este período de tempo deve retirar o papel de alumínio e deixar no forno por mais 10 minutos para que a última camada de queijo fique gratinado.

  8. 8

    No final do tempo de assadura deve retirar a lasanha do forno e depois deixe esfriar um pouco antes de servir para a mesa.

Comentários
blog comments powered by Disqus