» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Lei limpeza caixa d água

Lei limpeza caixa d água

Galeria
Lei limpeza caixa d água

Limpar a caixa de água é essencial para garantir a saúde e o bem-estar familiar. Muitas doenças são transmitidas pela água contaminada e essa contaminação pode acontecer pelo acumulo de sujeira dentro da caixa. As leis da vigilância sanitária indicam que a caixa de água deve ser limpa pelo menos uma vez no ano, sendo conveniente limpar duas vezes.

Independente se a caixa é de fibra de vidro, de fibra ou de fibro-cimento, a limpeza anual é necessária. Algumas empresas oferecem o serviço de limpeza por um preço muito inferir ao que seria gasto se alguém da sua família adoecer em função da sujeira da água. Aqui você vai aprender o passo a passo para você mesmo realizar a limpeza da sua caixa de água.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Você vai usar uma esponja, uma vassoura, panos brancos e limpos, um balde e uma garrafa de água sanitária. O primeiro passo é desligar o registro de água que alimenta a caixa, em geral ele fica logo na entrada da caixa. Caso o modelo da sua caixa não tenha registro, você precisa fechar o registro geral da casa.

  2. 2

    Anule a boia amarrando um cabo de modo que ele fique para cima. Agora abra as torneiras que são alimentadas pela água da caixa e deixe até esvaziar totalmente. Para não gastar essa água a toa, você pode usar para lavar o carro, o quintal, regar as plantas e etc., essa água só não está boa para o consumo. Deixe a água escorrer até ficar um palmo de água dentro da caixa.

  3. 3

    Agora tampe a saída de água. Use a água que ficou para limpar a caixa, é importante tampar a saída para não mandar água suja para os canos. Você pode também usando um pano limpo.

  4. 4

    Agora você irá realmente começar a limpeza. As caixas de vibra deve ser limpas com uma esponja, já as de concreto exigem que você esfregue forte com uma vassoura. Recolha toda a sujeira usando o balde e os panos. Vale lembrar que não deve ser usado detergente, sabão ou qualquer outro tipo de produto de limpeza.

  5. 5

    Deixe a caixa encher novamente liberando a boia. Quando ela estiver cheia você deve isolar a boia novamente e adicionar um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Deixe a água na caixa por duas horas, lembre-se que essa água não pode ser usada.

  6. 6

    Esvazie a caixa novamente e garanta que toda a água sanitária foi embora pelas torneiras. Com a caixa vazia você pode liberar a boia e deixar a caixa encher normalmente.


Comentários
blog comments powered by Disqus