» Hobby » Como Ler Rápido

Como Ler Rápido

Galeria
Como Ler Rápido

A leitura é uma das atividades mais importantes para a vida do homem. Através dela, o leitor é capaz de aumentar a criatividade, ter senso crítico e adquiri cultura. Por causa da correria do dia a dia, algumas vezes, os livros, jornais ou revistas são deixados de lado, criando um cenário triste, principalmente, para o Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Retratos da Leitura no Brasil, em 2012, o índice de leitura teve queda em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes. Aprender a ler rápido pode ajudar a amenizar esse problema, pois não gastaria tanto tempo do leitor. Conheça, neste artigo, algumas técnicas para conquistar esse hábito.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para conseguir ler rápido, controle a ansiedade. A leitura de dois livros simultaneamente só atrapalha, pois as ideias irão se misturar, e o leitor terá que ler o livro novamente para entender o assunto

  2. 2

    Quando aconteceu este acidente? Qual capítulo do livro falou sobre este romance? Quem beijou a Paula? Foi o Paulo ou o Flávio Henrique? Se você tem alguma dúvida sobre a história, jamais volte às páginas. Para obter uma leitura dinâmica, é necessário avançar sem medo. O retrocesso nunca irá ajudar a desenvolver uma leitura rápida. Para tirar a dúvida, recorra depois a internet, dicionário ou outras fontes de pesquisa.

  3. 3

    Pesquise sobre as obras e autores antes da leitura. Essa etapa será importante para você não ficar surpreso com os acontecimentos do livro, assim ficará menos emocionado ou chocado com alguma situação surpreendente.

  4. 4

    Leia um livro com um cronômetro e calcule o tempo que será gasto. Defina uma meta de páginas lidas e avalie o seu desempenho. O objetivo é ler menos páginas em menos tempo.

  5. 5

    O foco é fundamental para aquele que deseja ter uma leitura rápida. Para não perder tempo em palavras que já foram lidas, siga a leitura com os dedos ou uma régua. Se estiver praticando a leitura pelo computador, ela pode ser acompanhada pelo cursor do mouse. Além disso, o internauta deve fechar todas as abas e deixar somente aquela que deseja ler. Evite todo aparelho eletrônico que possa tirar a concentração, inclusive, o celular.

  6. 6

    Ação, autoajuda, drama, comédia, esportes, sexo, suspense ou terror. Não importa o gênero escolhido para leitura, o importante é ler aquilo que gosta, pois, a partir do momento que isso é feito, fica mais simples para entender as informações e ficar atento a todos os detalhes do livro.

Comentários
blog comments powered by Disqus