» Hobby » Esportes » Libertadores da América: histórico e regras

Libertadores da América: histórico e regras

Galeria
Libertadores da América: histórico e regras

Principal competição de futebol da América do Sul, a Libertadores da América foi criada pela Conmebol (Confederação Sul Americana de Futebol) em 1960. O nome foi dado em homenagem aos líderes da Independência dos países da América do Sul, entre eles os brasileiros José Bonifácio de Andrada e Silva e D. Pedro I.

A Libertadores e a Liga dos Campeões da Europa são as competições mais importantes que acontecem entre clubes no mundo do futebol. Os vencedores desses dois campeonatos vão disputar a Fifa Club Word Cup (Copa do Mundo de Clubes da FIFA).

Atualmente, como mudou o patrocinador, tem o nome de Copa Brigstone Libertadores da América.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Lembre-se de que o campeão da Libertadores da América 1992 foi o São Paulo Futebol Clube, que venceu nos pênaltis, jogando no Morumbi, sob o comando do técnico Telê Santana. O artilheiro dessa edição foi o jogador são-paulino Palhinha.

  2. 2

    Veja que o São Paulo vence, ainda a Libertadores no ano de 1993, com direito a goleada, no Morumbi, em grande noite, sob o comando de Telê Santana.

  3. 3

    Observe que em 2000 e a partir de 2005, os vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões, disputam o título da Fifa Club Word Cup (Copa do Mundo de Clubes da Fifa) com os campeões de outros dois continentes. O São Paulo também venceu em 2005, se tornando Tri Campeão da competição, sob o comando do técnico Emerson Leão. SPFC e Santos Futebol Clube são os únicos brasileiros tri campeões da Libertadores da América.

  4. 4

    Saiba que em 2009 foi criada pela Conmebol, a Copa Feminina Libertadores, disputada entre dez clubes. Aconteceu no Brasil e o campeão foi o Santos Futebol Clube. (brasileiro).

  5. 5

    Veja que, em 2011, teve início a Sub 20, realizada no Peru. Como país sede, o Peru teve a permissão para disputar com dois times e um deles, o Universitário, ganhou a final contra o argentino Boca Júnior na cobrança de pênaltis. Participaram, dessa competição: Flamengo em 2011 por ter conquistado o título de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2011; Atlético Mineiro e Corinthians que conquistaram,em 2012, o Campeonato Brasileiro Sub 20 e a Copa São Paulo, respectivamente.

  6. 6

    A Libertadores acontece em seis etapas (primeira e segunda fase, oitavas e quartas de final, semifinais e final). Da primeira fase, disputada ente doze times em jogos de ida e volta, saem os seis melhores colocados, que irão para a segunda fase, competindo entre trinta e dois times divididos em oito grupos. Fazem turno e returno e os dois primeiros colocados de cada grupo seguem para a próxima fase. Em caso de empate, os critérios de desempate são os seguintes: saldo de gols, maior número de gols a favor, maior número de gols fora de casa e, se persistir o empate, é feito sorteio.

    Veja que oitavas de final, se acontecer empate, não há sorteio, mas a decisão nos pênaltis. As semifinais seguem com as mesmas regras porém, se dois times do mesmo país chegarem lá, devem se enfrentar antes de jogar a semifinal (mesmo que haja necessidade de fazer remanejamento na tabela de jogos).

    Entenda que a final acontece, com os ganhadores das semifinais, em jogos mata - mata de ida e volta. Havendo igualdade em saldo de gols há prorrogação com 15 minutos de cada lado do campo e, continuando o empate, é realizada a cobrança de pênaltis.

    Lembre-se de que o campeão de 2010 foi o brasileiro Internacional, de Porto Alegre; de 2011 foi o Santos e de 2012 foi o Corinthians, invicto. Agora em 2013, a competição está começando, com a fase preliminar. O campeão da Libertadores da América 2012, começa a participar na segunda fase.

Dicas e AVISOS
  • Vá ao estádio com espírito esportivo e evite discussões.
  • Evite comprar ingresso na última hora, pois o preço é bem maior. A compra pode ser feita online.
  • Lembre-se de que o jogo é disputado pelos atletas, dentro do campo. Torça sem fazer provocações.
Comentários
blog comments powered by Disqus