» Saúde » Manchas Avermelhadas na Pele

Manchas Avermelhadas na Pele

Galeria
Manchas Avermelhadas na Pele

Certo escritor conhecido referiu em verso que “A pele é o espelho do corpo e da alma”. De fato, a pele denuncia as alterações do organismo, as interações que este faz com o meio ambiente, fármacos, alimentos e até o estado de espírito: tristeza, ansiedade e raiva. Uma das alterações da pele que exprimem algum problema no organismo são manchas avermelhadas. Pequenos sinais com relevos, ou manchas sem uma forma específica de grandes dimensões, em qualquer região do corpo, este é um sinal de alerta que deve ser vigiado e consultado por um especialista da pele. Que situações poderão conduzir ao aparecimento destas manchas. Que consequências poderão ter? O que fazer para atenuar e aliviar o desconforto que podem causar? Seguem algumas dicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Porque as manchas avermelhadas podem aparecer

    Regra geral, grande parte do surgimento das manchas avermelhadas está relacionado com uma manifestação do corpo a algo que lhe causa lesão – normalmente denominado de reação alérgica. Uma reação alérgica decore quando uma pessoa entra em contato com substâncias que o corpo identifica como estranhas e prejudiciais. Em consequência disso poderão surgir manchas avermelhadas e diversos pontos do corpo. Nessa altura é recomendável cessar qualquer contato com a substância e recorrer a especialistas para receitarem fármacos específicos.

  2. 2

    As manchas avermelhadas também poderá ser um sinal de certa doença ou até mesmo relacionado com estados do ciclo vital como o envelhecimento ou a gravidez. No que diz respeito a doenças, entre várias podemos citar sarampo, varicela rubéola, acne, psoríase e até alguma espécie de câncer. Também poderão ser causadas por vírus, bactérias ou infeções. Em qualquer uma das situações o diagnóstico é essencial para acertar no tratamento. E quanto mais cedo melhor para despistar situações graves e severas.

  3. 3

    Dentre estas podemos salientar algo que tem alcançado inúmeros. Segundo as estatísticas, nos países desenvolvidos, uma em cada cinco pessoas desenvolve uma doença denominada de psoríase. A psoríase resulta da junção de fatores hereditários e relacionados com o estado emocional da pessoa. É uma doença manifestada, em 95 % dos casos por manchas avermelhadas, e apesar de não ter tratamento efetivo poderá ser atenuada. Este é apenas um dos exemplos que demonstra a necessidade de consultar um especialista, pois qualquer alteração da pele, além do desconforto poderá trazer o embaraço, a vergonha e afetar o pudor. Não deixe a situação arrastar.

Dicas e AVISOS
  • Evite qualquer ambiente ou substância que seja lesivo para a sua pele.
  • Veja a que substâncias é alérgico.
  • não coloque substâncias recomendadas por familiares ou amigos. Cada caso é um caso.
  • Não deixe de solicitar ajuda de um profissional de saúde habilitado.
Comentários
blog comments powered by Disqus