» Saúde » Beleza e Cuidados Pessoais » Manchas Brancas nas Unhas

Manchas Brancas nas Unhas

Galeria
Manchas Brancas nas Unhas

É suave e por vezes quase parece passar despercebido, não causa dor e é raro trazer desconforto, porém é cada vez mais uma queixa comum de várias pessoas – as manchas brancas nas unhas. O termo técnico que a medicina usa para as manchas brancas que teimam em aparecer nas unhas é Leuconíquia focal, e tem como origem um fungo, Onicommicose. Apesar de ser um fenômeno comum, os especialistas ainda desconhecem e discutem a razão do seu aparecimento, como evitar e tratar. Seguem algumas dicas preciosas que você poderá seguir para identificar qualquer alteração da sua unha.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Porque aparecem as manchas brancas na unha

    Existem várias teorias em torno da questão: Qual a causa das manchas brancas na unha? De fato, não há só uma, mas várias razões para essa alteração. A principal causa relaciona-se com o déficit de certos nutrientes e vitaminas no organismo, respetivamente, vitamina A, vitamina B, ferro, zinco e o cálcio. Ainda outros fatores que bastante comuns são lesões, traumas ou ferimentos menores. Entre estes podemos salientar alguma reação a um removedor de esmalte, unhas postiças ou até o contato com substâncias corrosivas.

  2. 2

    Além da falta de nutrientes e traumas, as manchas brancas poderão ainda ser um efeito secundário de algum fármaco ou tratamento médico. De qualquer das formas, quando estas manchas surgem, acabam por desaparecer à medida que a unha cresce. Existe uma exceção, mais raramente, poderão derivar de uma bactéria ou fungo, tendo que ser tratadas farmacologicamente. No máximo estes pontos aparecem, crescem e desaparecem em oito semanas e aparecem de uma forma mais comum nas crianças, mulheres e idosos.

  3. 3

    Como acelerar o desaparecimento das manchas brancas na unha

    Em primeiro lugar procure colmatar os défices vitamínicos e nutricionais do seu organismo. Consuma alimentos que contenham as substâncias necessárias. Peixe e ovos para obter vitamina A, frutos secos e cereais para conseguir vitamina B, leite e outros derivados lacticínios como iogurte e queijo para o cálcio, cordeiro e vitela para o ferro, ou então suplementos vitamínicos que contenham as substâncias mencionadas. Além disso procure evitar qualquer contato com substâncias corrosivas. Assim, sempre que fizer limpezas utilize luvas de proteção. Além disso, não faça manicure agressiva nem utilize removedor de esmalte pois poderá danificar ainda mais a unha e agravar as manchas.

    De qualquer das formas, se passar bastante tempo e não notar nenhuma melhoria, sentir desconforto e notar o agravamento das manchas, beneficiará por consultar um especialista. Não menospreze a sua saúde.

Comentários
blog comments powered by Disqus