» Alimentos » Receitas » Mandioca Frita

Mandioca Frita

Galeria
Mandioca Frita

Mandioca é um alimento muito saboroso e nutritivo. Utilizado para fazer farinhas e bolos, cozinhar, e até fritar. É o nosso caso aqui, ensinar como fazer uma saborosa mandioca frita.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 lata de óleo
  • Margarina a gosto
  • 400 gr de Mandioca
  • Sal a gosto
  • 1 panela redonda grande
  1. 1

    Lave bem a mandioca. Por se tratar de uma raiz, possui bastante terra. Após limpar o excesso de terra, utilize uma faca bem amolada e retire com cuidado a casca da raiz. Deixando apenas a parte branca da mandioca e deixe dentro de uma vasilha com água para não ressecar enquanto você descasca toda a mandioca.

    Lave novamente agora já sem a casca deixando a raiz branquinha. Completamente limpa. Coloque em um pano de pratos limpo e seco e deixe a mandioca secar.

  2. 2

    Corte a mandioca em forma de palitos, como se costuma fazer com batata. A diferença é que no caso da mandioca você vai precisar deixá-la um pouco mais espessa. Quanto mais espessos forem os pedaços da mandioca frita mais ela ficará crocante por fora e cremosa por dentro.

    Após cortar todas as mandiocas no tamanho que preferir. Reserve-as.

  3. 3

    Pegue uma panela grande e arredondada que caiba todas as mandiocas de uma vez só. Isso vai ajudar a homogeneidade da mandioca na crocância por fora e na suculência por dentro. Coloque óleo na panela em quantidade suficiente para deixarem as mandiocas completamente submersas.

    Acenda o fogo e deixe o óleo aquecer bastante.

  4. 4

    Despeje a mandioca no óleo já aquecido. Tomando cuidado para não espirrar óleo quente em você e não sofrer queimaduras. Mexa com cuidado para a mandioca ficar bem distribuída por toda a panela e confirme se o óleo cobre toda ela. Caso contrário complete com óleo até cobrir completamente a mandioca. Mas é bom ressaltar, o ideal é que já tenha o suficiente antes de colocar, por conta da temperatura que irá modificar.

    durante o processo de fritura mexa as mandiocas de vez em quando para ficarem soltinhas e crocantes.

    O Ponto de fritura vai depender de seu gosto. Deixe dourar por fora. Ao primeiro sinal de dourado ela já está pronta e completamente frita. Se preferir que fique mais douradinha deixe fritar mais um pouco.

  5. 5

    Retire as mandiocas do óleo, escorra o excesso e coloque em uma vasilha com papel toalha para absorver todo o restante do óleo, ajudando assim a deixar bem sequinha. Acrescente sal a gosto e margarina se preferir e aproveite o delicioso sabor da mandioca frita.

    Evite o excesso no consumo de mandioca frita por conta do alto grau de calorias.

Dicas e AVISOS
  • Se consumida em excesso, mandioca frita engorda. Evite os excessos.
Comentários
blog comments powered by Disqus