» Casa » Manutenção Doméstica » Manta térmica para telhado: saiba instalar

Manta térmica para telhado: saiba instalar

Galeria
Manta térmica para telhado: saiba instalar

A manta térmica para telhado é muito importante para impedir as irradiações de calor de chegar dentro da casa. O inverso também ocorre em dias de frios, quando a manta térmica impede o calor interno de escapar. Em ambos os casos é proporcionado uma temperatura agradável, além de economia de energia. O que as tornam uma solução econômica viável e eficiente, sobretudo pelo baixo custo e acessibilidade. Existem alguns modelos disponíveis no mercado. É preciso avaliar qual deles mais se adéqua a estrutura do telhado. Para isso veja qual o tamanho que necessita e qual o tipo de telhado. Saiba mais sobre e como instalar a manta térmica.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é definir qual o tipo de manta térmica utilizada. É indicado um tipo de manta de alumínio. Entre 0,094 e 0,1 mm de espessura. Geralmente elas apresentam uma largura de 1,20 m e comprimento variado. Como a manta é condicionada em rolos, há modelos cujos rolos podem chegar a mais de 40 metros. Não há problemas de cortá-las para melhor fixação. Porém, novas junções só podem ser feitas nas vigas ou na estrutura. A estrutura deve ser de madeira, e é indicado compensado de cerca de 5 centímetros de espessura. Cada caibro de madeira deve ficar a uma distância de 60 cm a 80 cm de acordo com o tamanho do telhado e da folha utilizada. Leve a estrutura de madeira para o interior da casa, assim o sol não irá atrapalhar na hora da instalação.

  2. 2

    Depois da estrutura pronta o próximo passo para a instalação da manta térmica é simples. Para isso basta desenrolar a folha da manta rente a parte de baixo. Da direita para esquerda ou ao contrário, nunca de cima para baixo. Entre uma folha e outra deve haver a sobreposição de 10 centímetros acima da primeira folha aplicada. Assim a chuva não irá entrar de forma alguma. Se preferir, utilize cola de silicone nas extremidades, para melhor fixação da manta térmica. Nos espaços que serão fixados telhas transparentes ou janela para telhado é necessário cortar a folha após sua instalação.

  3. 3

    Para terminar de fazer a instalação é preciso utilizar mais caibros de madeira. Eles devem ser fixados em cima da malha térmica e presos com pregos junto à primeira estrutura de madeira. A medida fixa bem a malha e também define quais os pontos que podem ser pisados sem riscos de cair ou danificar a malha. Outra vantagem é que o espaço entre as duas madeiras ajudam na ventilação da estrutura. Por fim, tire uma parte da malha no centro do telhado. Cerca de 5 centímetros de espessura cortando as extremidades da malha. A medida ajuda na ventilação da casa. É válido ressaltar que se a malha for utilizada em reformas será preciso retirar as telhas e fixá-las após a instalação.

Comentários
blog comments powered by Disqus