» Saúde » Manter o Cabelo Saudável: saiba como

Manter o Cabelo Saudável: saiba como

Galeria
Saiba como manter o cabelo saudável.

Manter o cabelo saudável é um verdadeiro desafio para as mulheres, que todos os dias têm os fios expostos a diversas fontes de sensibilidade e agressão externas. Para atenuar os efeitos fragilizantes nos fios, existem vários gestos que você poderá facilmente colocar em prática independente do seu orçamento ou tempo - dê uma conferida!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A lavagem é um dos fatores que maior influência exerce quando o assunto são cabelos saudáveis. Além da escolha de produtos adequados às características do seu cabelo, é importante atentar na forma como lava os fios para que não fiquem com resíduos e haja lugar ao aumento da oleosidade e ao aparecimento de caspa.

    Assim sendo, uma das formas mais eficazes para higienizar corretamente o cabelo consiste em colocá-lo sob água corrente durante 3 a 4 minutos e, em seguida, aplicar o xampu desde as pontas até à parte superior, massajando suavemente com a ponta dos dedos ao invés de utilizar as unhas. Para enxaguar, use água fria ou tépida, já que a água quente dilata os poros e resseca os fios.

  2. 2

    Se costuma secar o cabelo com recurso a secador, guarde uma distância mínima de 30 cm dos fios (especialmente com relação ao couro cabeludo). Além disso, é necessário usar um protetor térmico, que ajuda a proteger os fios do calor do secador e evita o efeito frizz, que compromete um visual bonito e cuidado.

  3. 3

    Um cabelo saudável é também um cabelo hidratado, por isso invista em uma hidratação profunda semanal ou quinzenal, conforme as necessidades do seu cabelo. Seja em casa ou no seu salão de beleza habitual, aposte em produtos com ingredientes como o óleo de ojon, manteiga de karité e cacau, que contêm propriedades hidratantes e reparadoras que ajudarão na nutrição dos fios.

  4. 4

    Evite pentear e desembaraçar os fios quando eles se encontram molhados, já que existe uma maior propensão para quebrarem. Para desembaraçá-los, utilize um pente de dentes largos e comece pelas pontas, subindo no sentido do comprimento; se necessário, utilize um spray capilar próprio para esse efeito.

Dicas e AVISOS
  • Para além dos cuidados cosméticos, vale lembrar que um cabelo saudável se conquista também através da alimentação. Assim, é recomendável que evite a ingestão de alimentos gordurosos, açucarados e processados, substituindo-os por leguminosas, vegetais de folha verde, lacticínios magros, cereais integrais e proteínas magras. Além disso, ingira pelo menos 1,5 litros de água por dia para hidratar os fios desde o seu interior.
Comentários
blog comments powered by Disqus