» Saúde » Como Manter a Forma

Como Manter a Forma

Galeria
Como manter a forma: hora de se exercitar

Ginástica, musculação, natação, aeróbica, caminhadas: tudo vale a pena se o intuito é manter o corpo em boa forma. A diversidade de atividades e métodos de treinamento acabam se tornando convidativos. Porém, nem todos tem disposição para prosseguir com o mesmo ritmo inicial. O segredo está na escolha da atividade, pois se o indivíduo não gosta de natação, por exemplo, a insistência pode culminar em desistência. Para que isso não aconteça e a prática dos exercícios adquira regularidade é fundamental selecionar uma atividade com a qual se tenha um mínimo de prazer. Cabe enfatizar que tudo deve estar alinhado a uma alimentação saudável. Do contrário, todo o esforço será em vão.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Priorize movimentos aeróbicos. Além de colaborarem para a aceleração do metabolismo, os exercícios aeróbicos auxiliam na revitalização e definição da massa muscular. Além do mais, as atividades aeróbicas são as mais usadas pelas pessoas que pretendem manter o corpo em equilíbrio. Para ampliar os resultados, escolha ao menos 2 atividades dentre, ciclismo, natação, corrida, caminhada, vôlei, tênis, basquete, artes marciais, patinação, etc. Independentemente das alternativas, o importante é praticá-las cerca de 4 vezes por semana. Também é válido o estabelecimento de metas. Se a caminhada for realizada ao redor de uma praça, por exemplo, cronometre quanto tempo leva para completar um ciclo em movimento acelerado. Nas demais, verifique se consegue manter o mesmo ritmo. Se for necessário, reduza um pouco a velocidade e faça testes até encontrar a perfeita sintonia entre a superfície e o seu corpo.

  2. 2

    Exercícios são ótimos, mas sem uma alimentação adequada, corre-se sério risco de andar em círculos. A dieta alimentar diária precisa ser bem balanceada e conter todos os nutrientes, proteínas e fibras necessários para suprir a demanda do organismo. Dessa forma, ao longo da semana o cardápio deve conter legumes, verduras, peixes e clara de ovos. As melhores fontes de fibras são os alimentos em sua versão integral, como pães e massas. Do mesmo modo, o arroz também deve ser integral. Comer doses generosas de fibras ajuda no efeito da saciedade, colaborando para diminuição do apetite.
    Alimentos industrializados devem ser evitados ao máximo devido à grande concentração de sódio, substância que gera grande retenção de líquido na região abdominal.
    Já o controle do colesterol "ruim" pode ser obtido através da adoção completa do azeite extra virgem em detrimento do tradicional óleo de soja.

  3. 3

    Por fim e não menos importante, beba 2 litros de água todos os dia. Caso não tenha esse hábito, esforce-se para adquiri-lo. Pessoas que não o possuem ficam com o corpo inchado. Além disso, a ingestão adequada de água contribui para que o organismo execute com perfeição os processos que concernem ao metabolismo.

Comentários
blog comments powered by Disqus