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Marketing esportivo: conheça os principais aspectos

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Marketing esportivo: conheça os principais aspectos

O marketing esportivo apresenta características particulares que o diferenciam de outros contextos de aplicação do marketing. Enquanto elemento da realidade social e cultural da sociedade moderna, o esporte tem contribuído para o incremento de um mercado cada vez mais específico e exigente e para o crescimento econômico mundial.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existem cinco especificidades que particularizam o marketing esportivo: necessidade de concorrência, incerteza de resulta, o fato de o produto final (jogo ou partida inerente à competição) não se encontrar dependente dos responsáveis de marketing, a espontaneidade de atuação dos jogadores e a participação de torcidas, muitas vezes corporizadas em manifestações organizadas e credenciadas de forma oficial.

    A concorrência é fundamental para o sucesso das performances esportivas, uma vez que a sua ausência determina uma vitória garantida que retira o teor de incerteza que paira sobre o resultado final e, consequentemente, o interesse sobre a partida. O resultado final tem ainda a particularidade de alimentar o consumo do espectador pela emoção que o risco desperta e pela possibilidade de uma vitória legítima e 'vibrante' sobre o rival em competição.

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    No que respeita à espontaneidade do esporte, esta tem que ver com o fato de, contrariamente a outro tipo de espectáculos, as performances esportivas não se realizarem sempre da mesma forma; quer isto significar que, embora possam ser treinadas, as atuações são únicas e o espectador-consumidor espera originalidade na sua arquitetura. Por último, a participação do consumidor nos eventos esportivos é de suma importância, na medida em que contribui positivamente (por exemplo, na criação de um cenário e ambiente entusiasta no recinto onde decorre a partida) ou negativamente - considere-se os insultos e atos de vandalismo por parte de adeptos individuais ou membros de torcidas organizadas - para os espectáculos esportivos.

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    Com relação ao comportamento dos consumidores, é de notar que, embora nas marcas de produtos ou serviços os consumidores se subdividem em várias categorias - como seja não-consumidores, consumidores ocasionais, regulares e fiéis -, nas marcas esportivas que mantêm uma relação próxima com os contextos de espectáculo é comum o registro de um número elevado de fãs. Esta tipologia de consumidor caracteriza-se pela manutenção de uma relação emocional com o atleta ou equipa de eleição, projetando nele(s) a expectativa de uma 'performance' de elevado nível de qualidade e, obviamente, a vitória nas disputas que enfrenta.

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    Neste ramo do marketing, o comportamento do consumidor tem vindo a ser estudado através dos métodos tradicionais de pesquisa.

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