» Saúde » Menstruação adiantada pode ser gravidez: confira dicas

Menstruação adiantada pode ser gravidez: confira dicas

Galeria
Menstruação adiantada pode ser gravidez: confira dicas

Uma mulher possui aproximadamente 450 mil óvulos armazenados no interior dos folículos ovarianos, a partir da primeira menstruação estes óvulos começam a ser liberados, iniciando então os ciclos menstruais.

Estes ciclos acontecem em períodos que variam de mulher para mulher, entretanto na maioria acontece durante cerca de 28 dias, período em que chega a menstruação.

Em algumas mulheres pode ocorrer uma antecipação da menstruação, ou seja, ela pode chegar antes do término do seu ciclo menstrual normal aí vem a dúvida será que é gravidez?

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para responder a esta dúvida o primeiro passo é identificar as possíveis causas de sua menstruação estar adiantada.

    É importante saber que os ciclos menstruais, são influenciados por hormônios liberados em situações como estresse, atividades físicas ou problemas emocionais.

    Portanto se durante o seu ciclo menstrual você tenha passado por situações de descontrole emocional ou se submetido a atividades físicas intensas pode estar aí o motivo de sua menstruação estar adiantada.

  2. 2

    Eliminados os todos os fatores físicos e emocionais que podem provocar o adiantamento da menstruação, o próximo passo é pensar em gravidez.

    Na verdade a menstruação adiantada não pode ser considerada como um sinal de gravidez, mas sim um sinal de sangramento indicando complicações que acontecem no início de uma gestação.

    Muitas vezes estes sangramentos são confundidos com o ciclo menstrual, no entanto eles podem ser originários de anormalidades nos meses iniciais de uma gestação.

    Segundo pesquisas cerca de 20 a 30% das mulheres em período inicial de gestação apresentam algum tipo de sangramento e dentre estes 50% estão relacionados a casos de aborto espontâneo.

    Na maioria dos casos grande parte das mulheres nem sabiam que estavam grávidas e cerca de 85% destes abortos espontâneos estão relacionados à problemas de formação do feto.

  3. 3

    Eliminada a possibilidade de complicações no início da gravidez, o passo seguinte é com a ajuda de um profissional da medicina, identificar as possíveis causas do sangramento confundido com o processo do ciclo menstrual.

    Dentre as diversas causas que podem ser responsáveis por este sangramento antes do seu período menstrual regular, está o aparecimento de tumores no ovário ou no útero.

    Outra possibilidade pode ser a utilização constante de pílulas anticoncepcionais, pois os contraceptivos podem provocar descamações no epitélio ovariano, causando sangramentos que muitas vezes são confundidos com a menstruação.

Dicas e AVISOS
  • Ao primeiro sinal de algum sangramento vaginal anormal é importante que você procure imediatamente um médico ginecologista.
  • Procure sempre ter hábitos de vida e alimentação saudáveis
  • Evite o estresse, pois ele está entre as primeiras causas de irregularidades no ciclo menstrual.
Comentários
blog comments powered by Disqus