» Dinheiro » Negócios » Metodologia da pesquisa: como fazer

Metodologia da pesquisa: como fazer

Galeria
Metodologia da pesquisa: como fazer

Independente da profissão que o estudante está cursando na universidade em algum momento deste período ele terá que desenvolver um projeto acadêmico, que é elaborado a partir de pesquisas que servem para trazer informações e também para embasar o trabalho, seja para comprovar uma teoria ou não.

Para que a pesquisa possa ser realizada com sucesso e realmente alcance um resultado satisfatório é necessário seguir um método para se orientar. Existem possibilidades diferentes para fazer este processo, basta escolher o mais adequado para nortear o trabalho, esta fase é fundamental para que ele possa ser desenvolvido corretamente. Confira abaixo como fazer metodologia de pesquisa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar a pessoa precisa elaborar um pré-projeto para depois saber qual método seguir, dessa forma será possível traçar uma estratégia para conseguir obter o resultado pretendido. Primeiramente saiba que o mini-projeto deve conter aproximadamente sete páginas, ele tem que ter somente uma apresentação sobre o trabalho.

  2. 2

    Neste caso o pré-projeto precisa conter uma introdução falando sobre o tema e a teoria que será trabalhada, depois a justificativa sobre o porquê da escolha do assunto a ser pesquisado, por fim é preciso esclarecer o tipo de metodologia que será utilizada.

    É necessário especificar como a pesquisa será feita na prática, ou seja, de que forma os dados que irão orientar o trabalho serão colhidos. É importante ressaltar que deve ser escolhido um assunto bastante fechado, pois quanto mais amplo ele for mais difícil será de fazer a captação das informações.

  3. 3

    Dentre os tipos de pesquisa que a pessoa pode optar por fazer estão a de campo e a bibliográfica. Na primeira opção é preciso elaborar um questionário e aplicar no público, ou seja, que tenha a ver com o assunto tratado no projeto. Na segunda alternativa a pesquisa se restringe ao estudo de livros e outras dissertações acadêmicas que comprovem a teoria proposta. Ambos os métodos são trabalhos e requerem dedicação por parte de quem está desenvolvendo o trabalho.

  4. 4

    Se for realizada uma pesquisa de campo é preciso estipular o número de pessoas que serão questionadas, quais as perguntas a serem feitas, também deve-se analisar o local em que elas serão aplicadas, pois no final tudo isso deverá constar no projeto, que também terá de conter referências de livros.

  5. 5

    Caso seja feita a pesquisa bibliográfica será necessário selecionar uma série de livros que estejam de acordo com o tema a ser estudado. Neste caso um dos pontos importantes a serem trabalhados são as citações que serão colocadas no trabalho.

Dicas e AVISOS
  • Escolha a metodologia mais apropriada ao seu tema.
  • Delimite o assunto, pois se ele for amplo será difícil de pesquisar.
Comentários
blog comments powered by Disqus