» Hobby » Carros » Modais de transporte

Modais de transporte

Galeria
Modais de transporte

Para o transporte de mercadorias existem vários meios de recebimento e entrega e o tipo que utilizamos são chamados de modais. Os mais conhecidos são aeroviário (feito de forma aérea), dutoviário (feito pelos dutos), ferroviário (feito por ferrovias), hidroviário (feito pela água) e ferroviário (feito por ferrovias).

Juntos formam os modais de transportes mais utilizados em todo o mundo, cada um com seu tipo de mercadoria específica e melhor desempenho para determinados produtos.

Instruções
  1. 1

    O Modal Aeroviário é muito utilizado para produtos que possuem a necessidade de rápida entrega, caso de: perecíveis, vacinas, órgãos e etc. Apesar de ser um dos modais mais rápidos o seu uso esbarra no alto custo do voo e sua limitação quanto a mercadorias que podem ser enviadas e a necessidade de utilizar um segundo modal para completar o trajeto.

    O Modal Dutoviário possui uso restrito a matéria-prima, usado mais internamente em empresas para transportar recursos para produção como por exemplo minerais, muito utilizado para o transporte de petróleo.

  2. 2

    O Ferroviário tem como grande importância o transporte de matéria-prima para grandes distâncias, mesmo sendo um dos modais mais lentos o transporte pode ser feito em grande escala e com baixo custo. O empecilho do uso do modal ferroviário é a dificuldade de acesso ao modal e a necessidade do uso de uma segunda forma de transporte para a chegada do que será transportado até a ferrovia e outro no momento de retirar a carga o que implica em custos que para outros modais se torna desnecessário. Este modal é muito utilizado por empresas que possuem acesso próximo a ferrovias e necessitam de manuseio de grande quantidade de matéria-prima para recebimento ou envio.

    O modal rodoviário é o mais utilizado entre os países devido seu baixo custo e fácil acesso a diversos locais de entrega de mercadoria o tornando muito atrativo no momento de necessidade de envio de recursos de curto a médio trajeto e em casos de que a mercadoria não seja perecível e em pequena a média quantidade o uso para distâncias mais longas também se torna viável.

  3. 3

    Para o envio a grandes distâncias, o modal hidroviário é o que melhor atende a demanda, já que é capaz de transportar diversos tipos de mercadorias o tornando um dos modais que pode melhor ser ajustado a necessidade do cliente, porém é o modal com maior tempo de entrega já que seu uso varia muito com o período climático e o alto custo para envio associado ao fato que o produto se possuir vencimento deve ser longo para não ocorrer percas durante a entrega. Com esses aspectos é muito utilizado para o envio de mercadorias não perecíveis entre continentes ou até mesmo matéria-prima já que pode enviar quantidades enormes de matérias de uma única vez.

    Com essas opções a logística de cada empresa precisa se manter atento a qual o tipo de modal irá utilizar para o envio de suas mercadorias.

Comentários
blog comments powered by Disqus