» Dinheiro » Leis e Normas » Modelo de contrato de compra e venda de imóvel

Modelo de contrato de compra e venda de imóvel

Galeria
Modelo de contrato de compra e venda de imóvel

Todo o procedimento que envolve compra, venda ou aluguel de um imóvel deve ser regido por um contrato, dessa maneira o negócio torna-se mais seguro tanto para quem está vendendo o bem quanto para a pessoa que está adquirindo. Este documento tem a função de assegurar os direitos de ambos os lados.

Portanto, devem estar presente no contrato todas as condições impostas pelo vendedor e pelo comprador. Caso algo não saia conforme estava previsto é através deste documento que a pessoa que se sentir lesada poderá procurar o seus direito. Confira abaixo um modelo de contrato de compra e venda de imóvel.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente saiba que nem todos os contratos precisam ser iguais, pois podem ser adicionadas particularidades conforme queiram as pessoas que estejam envolvidas do processo de compra e venda, porém algumas informações e condições devem ser preservadas como prevê a lei brasileira para este tipo de negociação.

  2. 2

    O contrato deve começar com os dado de identificação, primeiramente do vendedor, indicando a sua nacionalidade, número do RG e CPF. Caso seja casado é preciso evidenciar qual é o regime de comunhão do matrimônio, o nome da parceira(o) e o número dos mesmos documentos citados a cima. Na seqüência é necessário fornecer o endereço completo de onde eles residem.

  3. 3

    Logo abaixo é feita a identificação do comprador do imóvel, devem ser fornecidos os mesmos dados. Na próxima etapa é dada a declaração de que os dois estão envolvidos em um processo de compra e venda regido por cláusulas como, por exemplo, que se trata da negociação de um imóvel, com valor tal, localizado em determinada Rua, Bairro, Cidade e Estado.

  4. 4

    Na área de baixo são especificadas as obrigações de ambas as partes como, por exemplo, o pagamento dos impostos do terreno até a entrega das chaves será custeado pelo vendedor. Já as despesas relacionadas à transferência do imóvel são de responsabilidade do comprador.

  5. 5

    Além disso, fica acertado que as chaves do imóvel devem ser entregues pelo vendedor ao comprador logo após o pagamento ou primeira entrada, conforme foi acordada a condição de quitação do bem. Por fim, também é obrigação do vendedor disponibilizar o imóvel sem nenhum sem nenhuma pessoa ou objeto presente no local.

  6. 6

    Para finalizar o contrato também deve conter a forma em que o imóvel será pago, neste espaço tem que ficar especificado o valor da multa a ser cobrado caso haja atraso no pagamento. Para validar o documento é necessária a assinatura do comprador, do vendedor e de duas testemunhas

Dicas e AVISOS
  • Leia o contrato com atenção antes de assinar.
  • As despesas com a transferência da documentação do imóvel é de responsabilidade do comprador.
Comentários
blog comments powered by Disqus