» Dinheiro » Modelo de relatório

Modelo de relatório

Galeria
Modelo de relatório

Ao realizar de um trabalho ou um projeto acadêmico, deve haver um registo escrito sobre os conhecimentos e conclusões obtidas, para que não haja perda de informação. Esse registo é muito importante, pois permite avaliação de conhecimentos e serve de apresentação do trabalhado que foi desenvolvido.

Por isso, um relatório deve ser realizado com bastante cuidado, para que a informação que é transmitida a quem o lê, seja a mais correta possível. Trata-se de uma prova de conhecimento que se pretende apresentar.
Neste artigo vamos explicar como pode construir um relatório.

Instruções
  1. 1

    Para informação de um relatório deve estar bem organizada, dividida em secções, para que o leitor compreenda o trabalho. Para além da página do título, o relatório deve estar estruturado de acordo com a seguinte forma:

    • Resumo
    • Sumário
    • Introdução
    • Preliminares
    • Descrição do Trabalho e Análise de Resultados
    • Conclusões e Sugestões
    • Bibliografia
    • Anexos


  2. 2

    O resumo, corresponde a uma descrição breve sobre o trabalho realizado, com os principais objetivos e conclusões.

    No sumário, estão os índices dos capítulos, subcapítulos, com o respetivo número da página. Pode também incluir índice das figuras e tabelas, que devem estar no final do relatório, a seguir ao anexo.

  3. 3

    A introdução serve para apresentar o assunto primordial do trabalho, descrevendo-o e como quais os fundamentais objetivos. Se pretender pode incluir uma breve descrição de estudos e/ou projetos que serviram de base para a realização deste.

    Nas preliminares deve apresentar os fundamentos teóricos e outros estudos mais relevantes para o seu trabalho. Ou seja, deve apresentar a conhecer ao leitor alguns conhecimentos para que possa compreender o trabalho realizado.

  4. 4

    Na descrição do trabalho e análise de resultados, deve descrever com o máximo de rigor o seu trabalho, justificando os procedimentos efetuados com aspetos teóricos.
    Apresentar alguns exemplos práticos de como obteve os resultados ou valores experimentais.
    Na análise deve comparar os resultados obtidos com os previstos, justificando se concorda ou não com os mesmos.
    Só deve apresentar os principais resultados, sendo que os cálculos realizados devem ficar nos anexos.

  5. 5

    Na conclusão deve apresentar um resumo dos resultados obtidos, e de acordo com essa análise indicar as principais reflexões. Quais os problemas que identificou e como os resolveu.
    Deve também apresentar sugestões para trabalhos futuros que possam contribuir para a evolução do estudo.

    Na bibliografia terá de colocar as referências bibliográficas (livros, revistas, artigos científicos, etc.) que serviram de base para o seu trabalho.
    Nos anexos deve ser apresentado os cálculos, procedimentos, listagens, etc.


Comentários
blog comments powered by Disqus