» Tecnologia » Eletrônicos » Modem wireless: como instalar

Modem wireless: como instalar

Galeria
Modem wireless: como instalar

A Internet foi criada para fins militares durante a Guerra Fria (disputa política pelo domínio político mundial entre Estados Unidos e a então União Soviética), em 1969. À época era chamada de ARPAnet, por ter sido desenvolvida pela Agência de Pesquisas em Projetos Avançados (tradução livre para Advanced Research and Projects Agency), e continha informações usadas pelos militares estadunidenses.

Como passar dos anos, as universidades norte-americanas tiveram permissão para conectarem-se à ARPAnet afim de realizarem trabalhos acadêmicos relacionados à defesa nacional. Em 1988 o uso passou a ser doméstico, chegando ao fenômeno mundial atual, quando quase 2 bilhões de pessoas estão conectadas ao redor do mundo.

A evolução também chegou aos aparelhos pelos quais a internet é acessada. Em princípio, era possível fazê-lo somente a partir de PCs, ligados à rede por cabos de transmissão de dados. Hoje, no entanto, pode-se navegar na rede de qualquer lugar da casa, pois existem aparelhos portáteis, como celulares, ipads, notebooks e tablets capazes de conectar o usuário. Para tanto, é necessária a utilização de uma rede de transmissão isenta de fios, conhecida, não por acaso, como wireless.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Caso o usuário possua um computador que não esteja pré-configurado para este tipo de conexão, ele precisará adquirir uma placa PCI ou adaptador via USB. A instalação é feita ou via CD ROM, caso o sistema operacional não o reconheça automaticamente.

  2. 2

    Determine um ponto de acesso, que é uma espécie de central doméstica, um roteador. É necessário que todos os quais se pretende conectar sejam compatíveis com a frequência deste roteador.

  3. 3

    Inicie o programa para explorar e encontrar o ponto de acesso. Uma vez que a rede foi reconhecida pelo equipamento, será possível iniciar a navegação.

Dicas e AVISOS
  • Mesmo que os fabricantes usem softwares que possibilitam que aparelhos de marcas diferentes “se entendam”, é mais fácil trabalhar com equipamentos da mesma marca. Se o local onde se quer instalar a rede sem fio tiver mais de um pavimento, como um sobrado, por exemplo, é aconselhável o uso de um roteador de maior potência.
  • Por uma questão de segurança, deve-se trocar a senha de acesso periodicamente. Assim, além de impedir que seus dados sejam roubados, dificultará o acesso à sua rede.
  • Todos os aparelhos têm saído de fábrica configurados para receber a internet sem fio. Verifique a frequência para se certificar de que eles são compatíveis com o seu roteador.
  • De acordo com o tamanho da casa é possível que os locais de acesso sejam mais distantes. Verifique se a potência do seu roteador abrange distâncias maiores. Caso contrário, será necessário o uso de mais centrais.
Comentários
blog comments powered by Disqus