» Alimentos » Receitas » Molho bechamel receita

Molho bechamel receita

Galeria
Molho bechamel receita

O molho bechamel faz parte da culinária típica de diferentes países. Apesar de ser apontado como sinônimo do tradicional molho branco, o molho bechamel apresenta diferenças em sua receita, modo de fazer e principalmente no sabor, uma vez que o bechamel, ao contrário do molho branco, é temperado com ervas e especiarias, especialmente noz moscada, cravo da índia e pimenta do reino, sendo que existem receitas que adotam até mesmo o vinho do Porto como ingrediente!

É um molho excelente para ser usado em diferentes pratos, sendo ideal para massas como lasanhas e macarronadas, sopas, carnes como frango e peixes, além de ser muito utilizado para recheio em salgados como pastéis, enroladinhos e coxinhas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 colheres de sopa de manteiga; 1 litro de leite integral, 2 dentes de alho, 4 folhas de louro, 2 cebolas médias picadas em fatias, 3 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento, noz moscada a gosto, sal a gosto, pimenta do reino a gosto.
  1. 1

    Antes de iniciar o preparo do molho bechamel, esteja com todos os ingredientes em mãos, além de 2 (duas) panelas grandes e fundas, 1 (um) batedor de arame, 1 (uma) peneira e 2 (duas) vasilhas para reservar as diferentes etapas do molho.

    Um bom liquidificador pode ser necessário para auxiliar a retirada dos caroços que porventura surjam no molho.




  2. 2

    Modo de fazer - Etapa 1

    Misture o leite e os ingredientes responsáveis pelo tempero (sal, louro, cebola, alho, noz moscada, pimenta do reino) em uma panela grande e funda. Leve esta mistura ao fogo até atingir o estado de fervura. Abaixar o fogo e misturar por mais 2 (dois minutos). Retire a mistura do fogo e, após resfriar, coe a misture. Reserve.

    Em uma outra panela, derreta a manteiga em fogo médio e vá juntando aos poucos a farinha de trigo. Quando esta mistura começar a se despregar do fundo da panela, retire-a do fogo.





  3. 3

    Modo de fazer - Etapa 2:

    Após retirar a mistura de manteiga e farinha de trigo do fogo, acrescente o leite, aos poucos, sempre mexendo a nova mistura com um batedor de arame. Misture bem, evitando a ocorrência de possíveis caroços na mistura.

    Com as duas misturas unidas, leve a nova porção ao fogo brando, mexendo sempre, até obter um creme espesso.

    Prove uma parcela do molho e faça as correções de tempero necessárias.

Dicas e AVISOS
  • Evite usar margarina. Caso o molho apresente caroços, espere esfriar e bata-o em um liquidificador. Acrescente pitadinhas de canela ao molho para dar um sabor especial e mais adocicado!
Comentários
blog comments powered by Disqus