» Alimentos » Receitas » Molho gravy

Molho gravy

Galeria
Molho gravy

Este molho Gravy é um delicioso acompanhamento de seu cozinhado. Este molho de origem Inglesa pode ser comprado em um supermercado mas se for feito em casa fica bem mais delicioso, sendo esta receita uma das formas de se fazer.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pimenta
  • Suco de uma laranja
  • 3 ou 4 colheres de sobremesa de mostarda
  • 1 copo de água morna
  • Sal
  • Folha de louro
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 4 xícaras de chá de molho de assado de carnes
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola
  1. 1

    Para começar a fazer o molho tem de ter reservado o molho antes na geladeira ou então ser dessa mesma altura cerca de 4 xícaras de chá que tenham molho de uma carne que tenha assado antes, como carne de boi, frango ou mesmo porco.
    Para que consiga muito molho em seus assados deve temperar a carne muito bem e se possível cozinhar a carne em forno a lenha, já que assim ficará com muito molho.

  2. 2

    Quando for começar a fazer o molho de gravy, tem de pegar em panela e tem de colocar cerca de 4 xícaras de chá desse molho e em seguida levar a fogo baixo durante uns instantes para ir esquentando.

  3. 3

    Depois tem de juntar na panela todos os outros ingredientes. Os ingredientes que deve acrescentar são uma cebola picada em pedaços bem pequenos, tal como um dente de alho. Junte ainda a seu gosto um pouco de sal, pimenta, uma folha de louro e o suco de uma laranja ou de um limão. Deixe esquentar um pouco e antes de começar a ferver junte ainda mais ou menos duas ou três colheres de sobremesa de mostarda e mais ou menos 100 ml de cerveja.

  4. 4

    Não se esqueça de ir sempre mexendo o molho, em primeiro lugar para que ganhe bem o sabor de todos os temperos que se estão a usar e em segundo para que o molho não grude no fundo da panela. Quando o molho começar a ferver, baixe o fogo e deixe apenas mais um tempo no fogo, retirando após mais ou menos 5 minutos.

  5. 5

    Depois, vai ter de diluir um pouco de farinha. Para isso, em um recipiente tem de juntar uma colher de sopa de farinha de trigo e com um copo de água morna terá de a diluir. Quando já estiver bem dissolvida a junte à panela que tem o molho que fez e volte a ligar em fogo baixo para que o molho possa ficar mais grosso que é o que se pretende.

  6. 6

    Quando achar o molho grosso o suficiente, já está pronto a ser servido. Este molho é o ideal para ser servido com carnes assadas. Caso você não o gaste todo no mesmo dia, pode guardar na geladeira e quando o quiser usar basta esquentar um pouco no fogo.

Comentários
blog comments powered by Disqus