» Alimentos » Receitas » Molho madeira caseiro

Molho madeira caseiro

Galeria
Molho madeira caseiro

Existem comidas que só ficam com aquele gosto especial quando são complementadas com um molho. A carne está entre esses alimentos que se tornam mais saborosos quando recebem um tempero diferente, tanto é verdade que dificilmente alguém come carne em seu estado puro, ou seja, sem a adição de outros produtos.

Dentre os molhos mais usados para a carne está o molho madeira, que confere ao alimento um gosto mais requintado. O preparo desse tempero é bastante simples e prático, portanto pode ser feito até por aquelas pessoas que vivem na correria do dia a dia e têm pouco tempo para preparar as suas refeições. Confira abaixo como fazer molho madeira caseiro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer o molho madeira comece pegando uma panela de preferência profunda e larga, leve ao fogo com temperatura média de aproximadamente 180 graus. Na seqüência acrescente farinha de trigo, com o auxílio de uma colher mexa até que o ingrediente fique dourado.

  2. 2

    Quando estiver nesse ponto dissolva um tablete de caldo de carne em água fervente e depois adicione na panela. Continue mexendo para misturar bem. Aguarde aproximadamente dez minutos e acrescente o vinho.

  3. 3

    Mexa tudo por vinte minutos sem parar e, quando o molho estiver grosso, desligue o fogão e junte a mistura com a carne. Sirva em seguida.

  4. 4

    Outra forma de fazer molho madeira caseiro e incorporando azeite na receita. Nesse caso em uma panela coloque o azeite e o caldo de carne, leve ao fogo brando e com a ajuda de uma colher e mexa bem até dissolver.

  5. 5

    Esse processo deve demorar oito minutos ou até que o azeite esteja produzindo bolhas devido à fervura. Quando a mistura estiver com o volume reduzido adicione o vinho, mexa por mais cinco minutos e depois junte a pimenta e o sal. Deixe os ingredientes cozinharem por mais quinze minutos, durante este período o vinho tende a subir até a borda da panela, portanto mantenha-a destampada para evitar que o molho derrame.

  6. 6

    Quando a mistura estiver bem grossa retire do fogo, junte com a carne e sirva em seguida.

  7. 7

    Outra possibilidade de se obter molho madeira caseiro é colocando em uma panela em fogo médio duas colheres de manteiga, deixe derreter e na seqüência adicione a farinha e mexa até dourar.

  8. 8

    Feito isso misture o vinho, o sal, a mostarda, o caldo de carne e o champignon. Mexa e deixe cozinhar por vinte minutos. Quando o molho estiver grosso retire do fogo e sirva.

Comentários
blog comments powered by Disqus