» Saúde » Musculação: saiba fazer

Musculação: saiba fazer

Galeria
musculação

A musculação já é vista atualmente como um excelente exercício que beneficia a várias faixas etárias. Baseia-se em treinamento de força, visando o desenvolvimento e o fortalecimento muscular. É praticada com aparelhos, barras, halteres e cada um segue uma série formulada pelo instrutor de musculação que é feita de acordo com o objetivo de cada aluno.


Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Benefícios

    Os benefícios da musculação são muitos, a começar por proporcionar músculos mais fortes, capazes de sustentar cargas bem mais elevadas no dia a dia. Com a musculação é possível também, através da ajuda de um fisioterapeuta, corrigir algum desequilíbrio postural ou mesmo muscular. Ajuda na formação de uma consciência corporal, que deve começar bem cedo, e autonomia funcional, razão pela qual tem sido muito procurada por idosos. Além de todos esses benefícios, a musculação traz uma auto-estima fundamental para a qualidade de vida.

  2. 2

    Riscos para a saúde

    A série de treinos elaborada por profissionais especializados pode diminuir os riscos na musculação, que pode se apenas um mau jeito muscular até uma hérnia de disco na coluna vertebral. Tudo deve ser bem dosado e avaliado com base na idade, peso, sexo e histórico em atividade física do aluno.

    Outro problema que deve ser evitado é o “overtraining”, que é o estado de fadiga crônica em que não há recuperação do treino e a cada sessão qualquer tipo de lesão será potencializada, resultando também no cansaço físico e mental.


  3. 3

    Como são os treinos

    Os exercícios de musculação devem ser precedidos por alongamento, que preparam a musculatura e evita distensões ou danos permanentes. Ao final o alongamento é igualmente necessário, pois relaxa a musculatura e alonga os tecidos que circundam as articulações.

    A musculação, diferentemente da ginástica é uma atividade individual. Os exercícios são programados pelo instrutor, que escolherá a série que melhor se encaixe ao biótipo do aluno. O professor irá avaliar o peso com o qual o aluno poderá se exercitar em cada aparelho.

    Alguns profissionais indicam um aquecimento antes do treino, como esteira, bicicleta ou transport, que vão aquecer a musculatura, evitando também uma distensão.

    Os grupamentos musculares trabalhados nas aulas de musculação são: abdominais, braços, costas, peito e pernas. O que geralmente é feito para o trabalho de cada grupamento é uma série de exercícios A e B ou A, B e C, em que cada grupamento ou grupamentos trabalhados em um dia descansarão no próximo, visto que o repouso na musculação é essencial para a obtenção dos resultados.


  4. 4

    Conclusão

    Sem dúvida a musculação é uma excelente atividade física que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, trazendo uma melhora significativa em todos os aspectos. Possibilita o emagrecimento, o bem estar, a boa postura e acima de tudo a saúde. Procure um bom profissional e com disciplina verá que a musculação lhe trará muitos benefícios!

Comentários
blog comments powered by Disqus