» Dinheiro » Finanças Pessoais » Nota Carioca: como se cadastrar

Nota Carioca: como se cadastrar

Galeria
Nota Carioca: como se cadastrar

O programa Nota Carioca criado pelo Governo do Município do Rio de Janeiro foi desenvolvido com o intuito de incentivar os consumidores a exigirem a nota fiscal no ato da compra de serviços. As vantagens para o contribuinte são muitas já que a cada nota fiscal eletrônica emitida em seu nome e CPF, um cupom para sorteio de prêmios em dinheiro é gerado.

Além disso o próprio sistema já calcula o valor do ISS, Imposto sobre serviço, a ser devolvido em forma de créditos ao contribuinte.Estes créditos podem ser transferidos para contas bancárias ou contas poupança ou ainda utilizado para abatimento de até 50% do valor do IPTU. Para efetuar o cadastro no sistema da Nota Carioca basta seguir alguns passos muito simples:


Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente acesse o Portal da nota fiscal carioca através do endereço eletrônico. Clique na opção " cadastramento de senha" na coluna à esquerda da página inicial do site, em seguida clique na opção CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas) e preencha todos os dados solicitados e clique em "prosseguir".

  2. 2

    Neste momento o sistema fara uma avaliação para comprovar a veracidade dos dados informados e também uma comparação destes dados com aqueles existentes em cadastros anteriores na própria prefeitura. Caso não haja nenhuma incompatibilidade, a senha de acesso ao Portal será liberada na mesma hora, podendo ser acessado para consultas.

  3. 3

    Se houver algum dado divergente nos cadastros, a senha pode ser liberada apenas se o contribuinte informar o número, data de emissão e CNPJ de empresa que emitiu uma nota em seu nome e CPF. Se o contribuinte não houver informado seu CPF em notas emitidas recentemente, ou se as irregularidades nos cadastros não forem sanadas, será necessário solicitar um desbloqueio de senha, devendo este ser impresso, assinado e ter firma reconhecida da assinatura do titular do CPF a ser cadastrado e entregue no seguinte endereço: Rua Afonso Cavalcante nº 455, na 1ª sobre loja, ala B no bairro Cidade Nova ( prédio anexo ao CASS).

  4. 4

    O cadastro para Pessoa Jurídica só pode ser realizado por empresas com mais de 180 dias de cadastramento de CNPJ junto à Receita Federal do Brasil e com situação fiscal regularizada, comprovada pela apresentação de certidão negativa de débitos nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Dicas e AVISOS
  • Os sorteios são de prêmios de até R$ 40.000,00 e todos os CPFs cadastros concorrem a partir do momento de sua entrada no sistema.
  • Sonegar impostos é crime, exija a nota fiscal em todas as suas compras.
Comentários
blog comments powered by Disqus