» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Nota fiscal eletrônica Recife: como consultar

Nota fiscal eletrônica Recife: como consultar

Galeria
Nota fiscal eletrônica Recife: como consultar

O programa da nota fiscal eletrônica do município de Recife, estado de Pernambuco, foi criado pelo Governo Municipal com o propósito de incentivar o consumidor a exigir a nota fiscal no ato da compra de serviços como cinemas, escolas, creches, academias, serviços de obra e reparação, chaveiros,salões de beleza, estacionamentos e outros, e assim diminuir a sonegação de impostos.

Quando o consumidor cadastra seu CPF ou CNPJ no programa, ele recebe de volta uma pequena parcela de até 30% do ISS (Imposto Sobre Serviço) que foi pago sobre os serviços adquiridos, sempre que o mesmo informar o número do seu CPF ou CNPJ na nota fiscal. Uma das grandes vantagens para o contribuinte recifense é utilizar os créditos acumulados com a nota fiscal eletrônica para abatimento do valor do IPTU em até 50% ou ainda realizar uma transferência bancária para sua conta pessoal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para ter acesso ao sistema e consultar o seu saldo na nota fiscal eletrônica de Recife, é necessário acessar o Portal através do seguinte endereço e efetuar o cadastro do seu CPF ou CNPJ. Após preencher todos os dados, será necessário criar um login e senha e confirmar a inscrição através de uma mensagem eletrônica contendo um link enviada para o Email cadastrado.

  2. 2

    Logo após a confirmação e efetivação do cadastro será liberada a liberação da senha e então pode-se fazer o acesso ao sistema utilizando os dados de login. A tela inicial mostrará as notas fiscais cadastradas em seu CPF e o saldo a receber relativo a cada compra. Para poder usar os créditos é necessário acumular créditos até o valor mínimo para transferências que é de R$ 25,00.


  3. 3

    Um ponto interessante é que o consumidor pode sempre que desejar, acessar os dados das notas fiscais emitidas em seu CPF ou CNPJ com muita facilidade e até visualizá-las para impressão se for necessário. Este sistema permite que o consumidor crie uma espécie de arquivo de suas compras sem precisar guardar um monte de notas em papel. É válido ressaltar que somente vão gerar créditos para o consumidor as compras que forem realizadas em empresas devidamente cadastrados no sistema fiscal para a emissão de notas eletrônicas. É obrigatório por lei que os próprios estabelecimentos informem através de placas e cartazes sobre sua possibilidade de emitir a nota eletrônica e oferecer a mesma para os clientes, já que algumas empresas não são obrigadas a emitir a nota eletrônica em razão de sua atividade, porte ou faturamento anual.

Dicas e AVISOS
  • Sonegar impostos é crime, exija a nota fiscal.
Comentários
blog comments powered by Disqus